06 de dezembro de 2024
14 de dezembro de 2017
Programa de fidelidade em farmácias movimenta mais de R$ 2 bilhões em 2017
O PEC (Programa de Estratégias Competitivas) da Febrafar está fechando o ano de 2017 comemorando resultados expressivos, mostrando a força do programa de fidelização de clientes. Mesmo não considerando os números do mês de dezembro o programa já movimentou R$ 2.012.789.578,68 durante o ano. Somando 92.794.439 de unidades de produtos vendidas.
Outro dado importante é que já fazem parte do programa 11.399.716 cadastros, até novembro de 2017. Se considerar dados que apontam que a população brasileira atual é de 207 milhões de pessoas, esse número corresponde a 5,5% desse total.
“Os dados demonstram a boa aderência e o retorno oferecido pelo programa. A abrangência se deve ao fato de 3.453 estabelecimentos em todo o país já usam o PEC, de 54 redes associadas à Febrafar. Contudo, a expectativa é que esses números cresçam com uma participação ainda maior de lojas que observam os benefícios, deste o principal é o crescimento no faturamento das lojas”, explica o diretor operacional da Febrafar, Ney Arruda.
O que é o PEC?
O PEC faz parte do Programa de Fidelidade disponível para adesão de todas as redes de farmácias afiliadas à Febrafar, tendo por objetivo oferecer uma política de preços competitiva, profissional e inteligente por meio da concessão individualizada dos descontos, levando em consideração as características específicas de cada medicamento.
Resumidamente, o programa veio suprir uma demanda dos clientes que fazer negócio com estabelecimentos que ofereçam serviços agregados, estabelecendo um relacionamento de longo prazo com o varejo, de forma que suas necessidades individuais possam ser atendidas não somente hoje, mas também no futuro. Assim, o PEC é um robusto sistema de CRM com milhões de clientes cadastrados em todo Brasil, o que permite a execução de inúmeras ações de relacionamento e gestão da fidelidade.
Vários modelos de relacionamento podem ser adotados para estreitar o contato com o consumidor, porém cada estabelecimento busca formas distintas de criar e manter vínculo permanente com ele, muitas vezes utilizando como mecanismo uma recompensa por sua fidelidade. “Em reconhecimento à preferência por nossa farmácia, através do PEC, damos ao cliente a oportunidade de obter descontos na aquisição de qualquer tipo de medicamento”, afirma o Diretor-Executivo da Febrafar, José Abud Neto.
Cartão fidelidade
Descontos especiais, preços competitivos e benefícios exclusivos são os principais atributos do cartão fidelidade. Ao utilizá-lo, o consumidor terá a sensação de que naquela farmácia os medicamentos são mais baratos do que em outras da região. Mas, como o PEC beneficia o cliente? Sempre que ele utilizar o cartão fidelidade em uma farmácia integrada a uma rede associada à Febrafar.
Esteticamente semelhante aos cartões praticados no mercado, o cartão fidelidade permite ao usuário receber descontos em todos os medicamentos comercializados na loja – iniciativa que certamente o estimulará a economizar a cada compra e, com isso, a comprar cada vez mais. Após conhecer as vantagens proporcionadas pelo cartão, ele estará ciente de que aquela loja lhe proporciona economia e bem-estar.
Por sua vez, além de facilitar os processos internos e agilizar a operação de vendas, o cartão fidelidade permite à loja ter acesso a todos os dados do titular. Por meio de um sistema, a farmácia passa a conhecer os hábitos do cliente e a saber, por exemplo, a data em que ele costuma adquirir seus medicamentos, o volume que consome e quanto gasta a cada compra.
Ações coordenadas – embasadas em números concretos, com estratégias bem definidas e avaliação constante de resultados – auxiliam a farmácia na realização de campanhas específicas, promoções e inúmeras ações que aumentem a frequência do cliente ao estabelecimento e maximizem sua rentabilidade. “Sem dúvida, com o cartão fidelidade, a farmácia consegue traçar o perfil dos clientes, reforçar sua marca, otimizar os resultados e sair na frente da concorrência, tornando-se cada vez mais forte no mercado”, enfatiza Neto.