![](https://febrafar.com.br/wp-content/uploads/2024/07/Palestrante-Edison_Imersao-2024-e1721839016429.jpeg)
24 de julho de 2024
20 de maio de 2013
Da Redação
Neste domingo (19), o programa global Pequenas Empresas, Grandes Negócios abordou, além de outras temáticas, as características, diferenças e vantagens de dois modelos de negócios: Franquia e Licenciamento de Marca.
Muitos empresários preferem investir numa marca já testada e num negócio que ofereça mais segurança, em vez de um empreendimento a partir do zero. Mas, muitas vezes, surge a dúvida: abrir uma franquia ou investir numa marca licenciada?
Segundo especialistas, a escolha entre abrir uma franquia ou aderir a um licenciamento costuma depender do tipo de negócio e da ousadia do empreendedor.
Para ilustrar um modelo bem sucedido de franquia, o programa, exibido pela TV Globo, recorreu a uma rede de escolas de informática e idiomas. Já, para demonstrar o sucesso que vem sendo obtido por um modelo de licenciamento, fora escolhida a REDE DE DROGARIAS ULTRAPOPULAR, afiliada à FEBRAFAR (Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmacias), que apesar de apenas 01 ano de operação [a rede foi criada em maio de 2012], já conta com mais de 60 lojas licenciadas.
LICENCIAMENTO COSTUMA SER MAIS BARATO QUE FRANQUIA
No modelo de licenciamento, compra-se o direito de usar uma marca e vender serviços e produtos indicados pelo licenciador. Em geral, o licenciamento é mais barato, dá mais liberdade ao empreendedor. “Licenciamento é o direito de comercialização de um produto sob uma marca específica, então o licenciador concede ao licenciado o direito de comercialização de produto sob aquela marca, e a gestão do negócio é independente”, explica a consultora Ana Vecchi.
O empresário Luiz Carlos Stanganelli é dono de uma farmácia, no centro de São Paulo, que tinha marca própria. Em dezembro de 2012, ele se tornou licenciado da rede UltraPopular. Em 120 dias, o faturamento mensal passou de R$ 100 mil para R$ 130 mil. “Como já estou há 8 anos no mercado, eu já sei gerir o meu negócio, já sei tocar minha empresa e o licenciamento me traz o suporte que eu precisava – que é uma marca forte, negociação com a indústria e um custo baixo”, diz Stanganelli.
O licenciado compra os medicamentos diretamente dos produtores, mas os preços são negociados pelo licenciador, que consegue descontos maiores porque compra em quantidade para toda a rede. O licenciado se obriga a comprar 80% dos produtos indicados pelo proprietário da marca.
Conforme afirmam os especialistas, o risco para abrir uma franquia ou aderir a um licenciamento vai depender sempre do perfil e do conhecimento do empresário. “Se ele já tiver conhecimento daquele mercado, da marca e do produto que ele quer investir, o risco dele é pequeno – caso venha a aderir ao licenciamento”, diz Ana Vecchi.
Para mais informações sobre o modelo de Drogarias UltraPopular ou, ainda, para tornar-se um licenciado da rede, entre em contato pelos seguintes canais:
DROGARIAS ULTRAPOPULAR (CENTRAL ADMINISTRATIVA)
Contato: Diretor Administrativo Paulo Roberto Oliveira da Costa
Telefone: (11) 3283-3737
Site: www.drogariasultrapopular.com.br
Facebook: Rede de Drogarias Ultrapopular
Caso queira ler a íntegra da reportagem ou assistir ao trecho do programa dedicado a ambos os modelos de negócios (Franquia e Licenciamento), acesse o site do programa no endereço www.globo.com/pegn .
Obs: Para assistir ao programa, clique na foto que ilustra a reportagem publicada na página do PEGN no Portal globo.com . Sua reapresentação será exibida em horários alternativos – às 16h30 desta segunda (20) e às 06h00 e 13h00 desta terça-feira (21) – pela TV Futura.
Fonte: Site PEGN
24 de julho de 2024
23 de julho de 2024
14 de julho de 2024
05 de julho de 2024
02 de julho de 2024
01 de julho de 2024