![](https://febrafar.com.br/wp-content/uploads/2024/07/Palestrante-Edison_Imersao-2024-e1721839016429.jpeg)
24 de julho de 2024
27 de março de 2013
Da Redação
A Profarma reportou nesta terça (26) os resultados referentes ao quarto trimestre e ano de 2012. Aproveitando-se do bom momento do setor e da atuação pautada em sua estratégia de crescer com rentabilidade, a Companhia apresentou receita líquida de R$ 3,2 bilhões no ano, 15,1% superior aos R$ 2,8 bilhões apurados no ano de 2011.
Na análise por região geográfica, as melhores performances foram registradas nas regiões Nordeste e Centro Oeste, que apresentaram crescimentos de 22,1% e 9,6%, respectivamente. Por categoria, os destaques foram os segmentos hospitalar e vacinas, genéricos, e higiene pessoal e cosméticos, com crescimento de 149,2%, 29,6%, e 22,8%, respectivamente, na comparação com o ano anterior. O lucro líquido ficou 53,6% acima do apurado no ano anterior, totalizando R$ 40,6 milhões. O Ebitda da Profarma foi de R$ 92,2 milhões em 2012, crescimento de 26,4% em relação a 2011, alcançando margem Ebitda de 2,9%.
Mesmo diante de fortes oscilações no mercado de renda variável, devido à instabilidade do ambiente internacional, as ações da Profarma (BM&FBOVESPA: PFRM3) tiveram um 2012 extremamente positivo. Os ativos encerraram o ano cotados a R$ 14,50, com alta de 34,9% em relação ao ano anterior, com volume financeiro médio de R$ 1,08 milhão, alta de 89,3% em comparação a 2011, enquanto o Índice Bovespa encerrou o ano com alta acumulada de 7,4%.
Após a Profarma ter concluído sua expansão geográfica, assumindo uma importante posição na distribuição farmacêutica do país e ter diversificado seu portfólio de produtos e clientes por meio de aquisições que viabilizaram sua entrada no mercado público e de especialidades, o ano de 2013 marca o início da terceira etapa estratégica da Companhia: a entrada no varejo farmacêutico com as aquisições de duas grandes redes cariocas. Ambas, combinadas, totalizam cerca de 140 lojas, e colocam a Profarma como o maior distribuidor misto do país.
O início desta nova etapa no plano estratégico da Companhia marca definitivamente a criação de uma empresa diferenciada no ambiente competitivo do mercado de saúde no Brasil. Tais passos reafirmam a entrada da Profarma em mercados com múltiplas oportunidades de crescimento, com margens operacionais maiores e sinergias a serem capturadas que contribuirão de forma relevante para a criação de valor para seus acionistas.
Fonte: global RI
24 de julho de 2024
23 de julho de 2024
14 de julho de 2024
05 de julho de 2024
02 de julho de 2024
01 de julho de 2024