09 de outubro de 2024
04 de maio de 2016
Rede Asfar comemora sucesso da reestruturação após associação à FEBRAFAR
Publicado 04/02/2016
“Nosso mercado não deixa margem para amadorismo”. Foi a partir desta frase do presidente da FEBRAFAR, Edison Tamascia, que a diretoria da rede Asfar, de Joinville (SC), decidiu que era a hora de realizar mudanças na gestão da rede. O varejo cada vez mais competitivo e grandes redes em expansão, com estratégias competitivas, preços baixos e, principalmente, uma administração de alta performance, fizeram a diretoria da Asfar visualizar ainda mais a necessidade de reestruturação.
Associada a FEBRAFAR desde setembro do ano passado, a Federação contribuiu para esta tomada de decisão. A partir da filiação, a direção da rede pode compreender melhor seu papel no mercado e como conseguiriam qualificar a prestação de serviço para o associado com a ajuda da Federação. Começou então a reestruturação da rede.
Alecsandro Cordeiro, gerente comercial da rede Asfar, conta que o primeiro grande passo para a reestruturação foi reavaliar seus associados um a um, apresentando a eles o novo modelo de negócio, no qual a rede adotou critérios sugeridos pela FEBRAFAR. Entre os critérios estão: padronização de loja, implantação do PEC e do SIC, entre outros.
A reação às mudanças foi expressiva. Somente em 2015, 70 associados foram descredenciados por não estarem de acordo com as novas diretrizes. “Em 2016 continuaremos com o mesmo perfil e critérios com as demais lojas”, se posiciona Alecsandro. Mas ele acha que esta postura é necessária diante o cenário atual. Com as mudanças, houve qualificação da equipe, reorganização do organograma, tarefas claras e objetivos definidos. “O resultado foi metas alcançadas em curto prazo”, comemora.
As ferramentas da FEBRAFAR ajudaram nesta conquista. Alecsandro diz que o Acode mudou completamente nosso perfil comercial, com negociações mais saudáveis, melhores resultados para a farmácia e para fornecedores. “Com certeza uma excelente ferramenta para aquele ‘puxãozinho’ de orelha no associado que desvia suas compras para não parceiros”.
O PEC, conta Alecsandro, foi um divisor de águas no conceito preços, gerenciamento de descontos e fidelização. A ferramenta é fantástica, as lojas estão aderindo com aproveitamento de 100%. Após seis meses de implantação do SIC, a ferramenta também mostrou funcionar muito bem e tem sido bastante útil para as lojas.
Por dentro da rede
A Rede Asfar nasceu em 2011, quando dois empreendedores proprietários de farmácias – Marcos Aurélio Nunes e Oandeilon Kuskoski – perceberam mudanças contínuas no mercado farmacêutico e a imediata necessidade de melhoria e capacitação de suas lojas para o mantimento de vendas e clientes. Neste período a migração de clientes para as grandes redes era acentuada. Eles perceberam também a necessidade de reunir um pequeno grupo de Farmácias em Joinville, com o objetivo de identificar a dificuldade que cada uma estava vivenciando. Foi assim que surgiu o Grupo Asfar.
Com uma equipe de diretores formada por profissionais reconhecidos, todos com vasta experiência no segmento farmacêutico e varejista, o Grupo Asfar conta com mais de 200 lojas e significativas ações em benefício dos seus Associados.
Esta realidade foi construída com base em credibilidade e transparência, valores levados a sério na rede, além da prestação de serviços, que é o principal diferencial da Asfar – orientações, treinamentos, assessoria jurídica, tributária, farmacêutica, reposicionamento de mercado, layoutização, entre outras orientações.
A rede também trabalha com marca própria nas linhas de atadura, curativo, compressa de gaze, termômetro digital, soro fisiológico e manteiga de cacau. Alecsandro diz que as vantagens são inúmeras, como a fidelização do cliente, pois ao oferecer commodities de qualidade o cliente com certeza retorna para comprar o mesmo produto, pois este será exclusivo da rede. “Atuamos apenas na categoria de produtos para saúde, pois ainda enfrentamos dificuldades com os associados em compreender os benefícios da marca própria, este ainda é um capítulo não concluído em nossa reestruturação”.
Assessoria de Comunicação FEBRAFAR
Fotos: Asfar