09 de outubro de 2024
14 de maio de 2018
Reunião Regional Estratégias e Negócios Nordeste – sucesso de público e números
O Reunião Regional Estratégias e Negócios Nordeste, que aconteceu nos últimos dias 9 e 10 de maio, foi marcado por apresentar novidades no modelo de evento e pelo sucesso na realização das reuniões de negócios.
Veja os eventos da Febrafar e das redes
O primeiro grande diferencial foi que neste ano os encontros estão ocorrendo na sede da federação em São Paulo, buscando facilitar o contato entre as redes e o mercado.
O evento teve início no dia 9 de manhã, com o diretor geral da Febrafar José Abud Neto apresentando os números referentes ao mercado e às redes do Nordeste. Por mais que os números fossem bastante positivos, foi um momento em que Abud realizou importantes alertas.
“Vemos os crescimentos das redes, mas também observamos que esses poderiam ser bem maiores, o caminho para isso seria simplesmente um maior envolvimento e incentivo para que as lojas utilizem as ferramentas que fornecemos, pois nos números podemos observar que quando isso ocorre a rede ganha consideravelmente em resultados”, explicou.
Números que impressionam
Em relação aos números, segundo os dados da IQVIA, que considerou lojas com faturamentos nos últimos 3 meses em um recorte dos últimos 12 meses finalizados em março de 2018, comparado com o mesmo recorte do ano anterior, enquanto o mercado farmacêutico cresceu o faturamento no Brasil em 13,2, no Nordeste esse número foi de 14%. Já as redes associadas à Febrafar na região cresceram 15,6%.
Atualmente, a Febrafar possui 16,4% dos pontos de vendas do Nordeste tendo a Augefarma com 1.811 lojas, a Multmais com 563, a Unifarma com 338, a Redemais Farma com 298, a Boa Farma com 107 e as Farmácias Conviva com 30. As demais redes da Febrafar possuem 126 redes na região. Contudo, a Febrafar tem 19,9% do Market Share do varejo farmacêutico no Nordeste.
Em relação à importância na utilização das ferramentas, Abud Neto utilizou como exemplo o comparativo das redes que utilizam o Programa de Estratégias Competitivas (PEC) para fidelização de clientes, com as demais lojas que não possuem essa ferramenta. Segundo os dados, as lojas sem PEC cresceram 13,70%, já as com PEC cresceram 27,7%. Ou seja, as lojas Febrafar com PEC, no Nordeste, crescem 100% acima das Lojas sem PEC.
Encontro de Negócios
Após a realização das apresentações, foi a vez da realização de rodadas de negócios. Na qual as redes tiveram uma importante oportunidade de se aproximar ainda mais das indústrias proporcionando as melhores condições de negócios para as lojas associadas as redes.
“Após o evento, conversamos com as indústrias e com os associados e, para nossa felicidade, todos faram unânimes em afirmar que gostaram do formato do Encontro, assim só temos que comemorar o empenho de todos em mais uma vez buscar impulsionar esse importante mercado”, finalizou a diretora comercial da Febrafar Karen Corridoni.