![](https://febrafar.com.br/wp-content/uploads/2024/07/Palestrante-Edison_Imersao-2024-e1721839016429.jpeg)
24 de julho de 2024
09 de abril de 2018
Contar a história de sucesso uma rede de drogarias demanda muito trabalho, indo muito além de apenas pegar o seu histórico desde o lançamento, destacar um pouco do momento atual e em seguida ouvir os envolvidos desde a fundação até hoje.
Para contar um pouco da história de uma rede como a Uai Farma, que além da “mineiridade”, tem em seu DNA o comprometimento e a grandeza dos sonhos, é preciso mais, precisando descobrir se é verdade a história que diz que “ser mineiro é dizer Uai!” e também descobrir que o sucesso dessa rede passa por preocupação com a boa gestão, investimentos e resultados.
Na cidade de Três Pontas está sede administrativa da Uai Farma, com um prédio muito moderno e impressionante, com espaço integrado, sem divisões, que reúne toda a gestão de atendimento ao associado, inteligência de mercado, os anjos, departamento comercial, sala de treinamento, gestão financeira, gestão de marketing e expansão.
Lá se observa um dos principais pilares da Uai: a união. O time de gestão trabalha completamente unido, física e cooperativamente, para oferecer aos associados toda a atenção que eles necessitam.
Presidente Gilberto Rabelo
Desde a sua fundação em 2008 até hoje, a Uai possui o mesmo presidente: Gilberto Rabelo, que tem 45 anos, é advogado por formação e farmacêutico de corpo e alma. Apesar do tempo a frente da Rede, ele não ocupa por imposição, mas por ser um ótimo ouvinte e um apoiador. Ele, ao lado dos outros 33 associados fundadores, não tinha ideia do porte que a pequena Rede que sonharam alcançaria no futuro.
Gilberto destaca o profissionalismo da Uai Farma como um dos principais pontos pela guinada nos resultados. “Desde que implantamos este modelo de gestão, a rede literalmente decolou. O mercado farmacêutico não é para amadores”.
É nesse ponto que entra o conhecimento e o equilíbrio do gestor e associado Douglas Marques. Sua serenidade e sabedoria impressionam e assim ele conduz a rede desde 2014 e de lá pra cá implementou junto ao time de gestão diversas mudanças, entre elas a gestão compartilhada, aprendida por meio do programa de gestão Febrafar.
Douglas tem na Febrafar um divisor de águas. “Por muito tempo guiávamos a rede com uma visão limitada, sem uma Direção Estratégica definida. A rede crescia, mas com a percepção que poderíamos ter crescido mais. E a Febrafar nos auxiliou e deu todo o apoio no processo de desenvolvimento e melhorias na prestação de serviço”.
O conhecimento passou a ser também um dos pilares da rede, que se preocupa em ser responsável por compartilhar conhecimento, trocar ideias sobre as melhores práticas e contribuir com o desenvolvimento e capacitação dos associados e colaboradores.
“Quando olhamos para trás, vemos certamente muita luta e muita dedicação por parte de todos da rede. Vemos confiança dos associados, que gradativamente passavam a indicar a rede para novas drogarias. Vemos transparência da diretoria, que compartilhava cada nova conquista com todos os seus associados. Vemos também respeito, para oferecer preços justos aos clientes e um atendimento como eles merecem”, explica Gilberto Rabelo.
Porém, por mais que a rede acredite que é importante olhar para trás, resgatar as histórias e os desafios enfrentados, ela também acredita que é fundamental olhar para o futuro e projetar todo o sucesso esperado para os próximos anos.
“Estamos vivendo um momento único em nossa história, talvez um momento que será fundamental para os próximos 20 anos. Estamos investindo de forma certa e precisa. Acreditamos em dois pilares: tecnologia para aproximar e otimizar os processos, capacitação para atender melhor e com mais qualidade”, completa o gestor Douglas Marques.
Na crise é quase natural pensar em retração, cortar custos, renegociar prazos, evitar investimentos que envolvem riscos. Mas, para a Uai Farma é neste ponto que existe um abismo entre passar com segurança pela crise (como ocorreu) ou passar acreditando estar em segurança por ela.
Sobre o tema, o presidente Gilberto Rabelo destaca: “crises vem e vão, o mercado é instável e nós sabemos disso. O que fazemos é nos unir e não parar de investir, dessa forma conseguimos continuar crescendo mesmo em momentos de recessão”
A Uai Farma, mesmo jovem, com apenas 10 anos, está muito madura e não para de evoluir. A gestão profissional a frente da rede é de fato um ponto fundamental para este sucesso. Mas existem muitos outros que podem ser vistos acima, mostrando que em Três Pontas com a certeza se tem um dos principais modelos de gestão de farmácias do país. Se você quiser conhecer mais sobre a rede é só acessar www.uaifarma.com.br.
24 de julho de 2024
23 de julho de 2024
14 de julho de 2024
05 de julho de 2024
02 de julho de 2024
01 de julho de 2024