União Química e Novartis assinam acordo sobre a fábrica de Taboão da Serra

Da Redação
A União Química, uma empresa farmacêutica nacional, assinou um acordo com a farmacêutica suíça Novartis, envolvendo a fábrica de Taboão da Serra, em São Paulo. A empresa assumirá as instalações e será responsável pela produção e fornecimento de produtos da Novartis produzidos nessa fábrica. A Novartis ficará responsável pelo armazenamento e distribuição de produtos, bem como mantém a tutela plena dos registros dos produtos e direitos de marketing em todos os mercados latino-americanos. A União Química irá utilizar a capacidade disponível dessa planta para fabricar os produtos de sua linha e de terceiros.

Esta transação cria um novo modelo de negócio a longo prazo para a fábrica de Taboão da Serra, com benefícios mútuos para ambas as partes, permitindo maiores investimentos e maximizando a capacidade e a manutenção de emprego para os colaboradores da unidade. Além disso, manterá a garantia do alto padrão de qualidade dos produtos da Novartis e o acesso aos medicamentos pelos pacientes que deles necessitam. “Consideramos um sucesso essa conquista, que consolida a União Química como um dos maiores grupos farmacêuticos do Brasil”, destaca o presidente, Fernando de Castro Marques.

A negociação deverá ser concluída até meados de 2015, a depender da aprovação pelas autoridades competentes. Nesse ínterim, a Novartis continuará a executar as operações da unidade. Com esta transação, a União Química vem consolidando seu processo de expansão. Em 2007 adquiriu a Biomacro. Em 2010 foi a vez da Tecnopec. Em 2012 criou a BIONOVIS em parceria com os laboratórios ACHÉ, EMS e Hypermarcas e adquiriu a Bthek, especializada em biotecnologia voltada para o controle de pragas agrícolas. Em 2013, investiu cerca de R$ 20 milhões na ampliação e modernização da unidade industrial de Pouso Alegre (MG).

A empresa possui plantas no polo industrial JK (DF), em Pouso Alegre (MG), em Embu Guaçu (SP) e em Taboão da Serra (SP), onde produz bulas, cartuchos, rótulos e materiais promocionais de uso próprio. A estratégia da companhia é diversificar seus negócios, sem perder o foco em medicamentos. Com forte posição em contraceptivos, remédios similares e MIPs (Medicamentos Isentos de Prescrição), cujo carro-chefe é o Vodol, o laboratório busca aumentar continuamente sua cesta de produtos.

Fundada em 1936, a União Química Farmacêutica Nacional S.A. está entre as dez maiores empresas da indústria farmacêutica brasileira. Com capital 100% nacional, a empresa busca constantemente levar à população medicamentos de qualidade a preços acessíveis.

Fonte: In Press Oficina



Deixe uma resposta