11 de dezembro de 2024
17 de setembro de 2023
Febrafar e Farmarcas promovem Viagem Técnica Internacional para Alemanha
A Febrafar e Farmarcas concluíram com sucesso no início do mês de setembro a mais recente Viagem Técnica Internacional (VTI) que teve como destino a Alemanha. A atividade é parte da estratégia das empresas de se manterem atualizadas em relação às práticas do varejo farmacêutico em diferentes países.
O projeto VTI nasceu a partir de uma viagem realizada pelo presidente da Farmarcas e da Febrafar, Edison Tamascia que percebeu que essa experiência poderia ser muito poderosa para valorizar as oportunidades que o varejo farmacêutico proporciona aos empreendedores brasileiros.
“O mercado farmacêutico brasileiro tem características muito particulares que se diferem em muito do que encontramos em outros países da América do Sul e da Europa por exemplo. Colocar o nosso associado em contato com essa realidade permite que ele perceba o tamanho da oportunidade que o Brasil oferece aos empreendedores que atuam nesse segmento”, pontua o presidente.
A VTI de 2023 foi a 6ª edição da viagem que já visitou anteriormente o Canadá, Itália, Portugal, Espanha e México, e, além disso foi a delegação mais numerosa tendo contado com a presença de cerca de 90 pessoas.
“Nesta viagem nós levamos um grupo grande composto dos principais associados da Farmarcas e, diferentemente dos anos anteriores, desta vez nós tivemos também a importante presença dos líderes de algumas das mais relevantes indústrias farmacêuticas do Brasil, além da diretoria da Abradilan, que é a associação dos distribuidores regionais. Ou seja, estávamos juntos, varejo, indústria e distribuição discutindo as características e oportunidades para cada um dos elos da cadeia” comenta Ângelo Vieira, diretor de comunicação e operações responsável pelo projeto na Farmarcas.
A atividade técnica realizada na cidade de Frankfurt teve a abertura realizada pelo encarregado do Consulado Geral do Brasil na Alemanha Elter Nehemias Barbosa. Ele destacou a importância da presença da comitiva brasileira com o interesse de aproximar as relações dos empresários com a realidade do mercado farmacêutico alemão que possui características muito distintas da dinâmica encontrada no Brasil.
Aprendizados obtidos
Contudo, a programação da VTI foi muito intensa com apresentações, debates e visitas técnicas. Essas ações proporcionaram uma ampla visão desse modelo de mercado, que podem ser utilizadas para melhores decisões dos participantes. Veja alguns dos insights sobre o mercado farmacêutico alemão:
- Agentes do mercado farmacêutico na Alemanha:
- – Indústria: Responsável pela fabricação e negociação de preços com o governo para medicamentos tarjados.
- – Atacadistas: Distribuidores, com exceção de alguns que funcionam como cooperativas.
- – Cooperativas: Associações que prestam serviços às farmácias, muitas vezes criadas pelos atacadistas.
- – Governo: Regula normas sanitárias e o formato mercantil do setor, além de seguros de saúde.
- – Seguro de saúde: Grande parte da população opta pelo seguro público, cobrindo tratamento médico, hospitalar, exames e medicamentos tarjados.
- Número de farmácias na Alemanha: Declinou de 21 mil em 2011 para 18 mil em 2023. Cerca de 40% do mercado está concentrado nas maiores farmácias.
- Restrições à propriedade de farmácias: Um farmacêutico pode possuir no máximo 4 lojas.
- Cooperativas farmacêuticas: Mais de 80% das farmácias fazem parte de cooperativas, sendo a maior delas com 5 mil lojas.
- Crescimento do mercado farmacêutico alemão: Cresce a uma taxa de 7,4% ao ano. Medicamentos tarjados e MlPs são vendidos exclusivamente em farmácias, com apenas 2% do mercado em volume representado por outros canais.
- Medicamentos MlPs: Crescimento de 13,8%, com 23% das vendas ocorrendo online, embora o mercado físico esteja crescendo mais que o digital.
- Sistema de saúde alemão: Divide-se em público e privado, sendo o seguro privado para pessoas de grande poder econômico.
- Automedicação: Grande parte do consumo de MlPs é de automedicação (84%).
- Fitoterápicos: São populares na Alemanha devido à percepção de menor impacto negativo comparado a outros medicamentos.
- Atacadistas e cooperativas: Atuam em cooperação devido à proibição de criar cadeias de farmácias na Alemanha.
- Receita eletrônica: Foi lançada em 2023, com expectativa de impulsionar as vendas de medicamentos tarjados online.
- Genéricos: A maior empresa de genéricos alemã foi adquirida por uma empresa israelense, a TEVA.
- Uso da receita verde: Médicos utilizam a receita verde como forma de influenciar os pacientes a comprarem medicamentos promovidos.
Além dessas informações, a digitalização do sistema de saúde e a introdução de um sistema de alerta de falta de medicamentos estão sendo discutidos na Alemanha. O mercado de cosméticos também é relevante nas farmácias alemãs, e a venda online é mais importante para medicamentos MlPs do que para medicamentos tarjados.
A Alemanha está em processo de digitalização do sistema de saúde, com a introdução da receita eletrônica e do prontuário eletrônico unificado, que deve se tornar obrigatório até 2026.