17 de setembro de 2023

Febrafar e Farmarcas promovem Viagem Técnica Internacional para Alemanha

A Febrafar e Farmarcas concluíram com sucesso no início do mês de setembro a mais recente Viagem Técnica Internacional (VTI) que teve como destino a Alemanha.  A atividade é parte da estratégia das empresas de se manterem atualizadas em relação às práticas do varejo farmacêutico em diferentes países.

O projeto VTI nasceu a partir de uma viagem realizada pelo presidente da Farmarcas e da Febrafar, Edison Tamascia que percebeu que essa experiência poderia ser muito poderosa para valorizar as oportunidades que o varejo farmacêutico proporciona aos empreendedores brasileiros.

“O mercado farmacêutico brasileiro tem características muito particulares que se diferem em muito do que encontramos em outros países da América do Sul e da Europa por exemplo. Colocar o nosso associado em contato com essa realidade permite que ele perceba o tamanho da oportunidade que o Brasil oferece aos empreendedores que atuam nesse segmento”, pontua o presidente.

A VTI de 2023 foi a 6ª edição da viagem que já visitou anteriormente o Canadá, Itália, Portugal, Espanha e México, e, além disso foi a delegação mais numerosa tendo contado com a presença de cerca de 90 pessoas.

“Nesta viagem nós levamos um grupo grande composto dos principais associados da Farmarcas e, diferentemente dos anos anteriores, desta vez nós tivemos também a importante presença dos líderes de algumas das mais relevantes indústrias farmacêuticas do Brasil, além da diretoria da Abradilan, que é a associação dos distribuidores regionais. Ou seja, estávamos juntos, varejo, indústria e distribuição discutindo as características e oportunidades para cada um dos elos da cadeia” comenta Ângelo Vieira, diretor de comunicação e operações responsável pelo projeto na Farmarcas.

A atividade técnica realizada na cidade de Frankfurt teve a abertura realizada pelo encarregado do Consulado Geral do Brasil na Alemanha Elter Nehemias Barbosa. Ele destacou a importância da presença da comitiva brasileira com o interesse de aproximar as relações dos empresários com a realidade do mercado farmacêutico alemão que possui características muito distintas da dinâmica encontrada no Brasil.

Aprendizados obtidos

Contudo, a programação da VTI foi muito intensa com apresentações, debates e visitas técnicas. Essas ações proporcionaram uma ampla visão desse modelo de mercado, que podem ser utilizadas para melhores decisões dos participantes. Veja alguns dos insights sobre o mercado farmacêutico alemão:

  1. Agentes do mercado farmacêutico na Alemanha:
  • – Indústria: Responsável pela fabricação e negociação de preços com o governo para medicamentos tarjados.
  • – Atacadistas: Distribuidores, com exceção de alguns que funcionam como cooperativas.
  • – Cooperativas: Associações que prestam serviços às farmácias, muitas vezes criadas pelos atacadistas.
  • – Governo: Regula normas sanitárias e o formato mercantil do setor, além de seguros de saúde.
  • – Seguro de saúde: Grande parte da população opta pelo seguro público, cobrindo tratamento médico, hospitalar, exames e medicamentos tarjados.
  1. Número de farmácias na Alemanha: Declinou de 21 mil em 2011 para 18 mil em 2023. Cerca de 40% do mercado está concentrado nas maiores farmácias.
  2. Restrições à propriedade de farmácias: Um farmacêutico pode possuir no máximo 4 lojas.
  3. Cooperativas farmacêuticas: Mais de 80% das farmácias fazem parte de cooperativas, sendo a maior delas com 5 mil lojas.
  4. Crescimento do mercado farmacêutico alemão: Cresce a uma taxa de 7,4% ao ano. Medicamentos tarjados e MlPs são vendidos exclusivamente em farmácias, com apenas 2% do mercado em volume representado por outros canais.
  5. Medicamentos MlPs: Crescimento de 13,8%, com 23% das vendas ocorrendo online, embora o mercado físico esteja crescendo mais que o digital.
  6. Sistema de saúde alemão: Divide-se em público e privado, sendo o seguro privado para pessoas de grande poder econômico.
  7. Automedicação: Grande parte do consumo de MlPs é de automedicação (84%).
  8. Fitoterápicos: São populares na Alemanha devido à percepção de menor impacto negativo comparado a outros medicamentos.
  9. Atacadistas e cooperativas: Atuam em cooperação devido à proibição de criar cadeias de farmácias na Alemanha.
  10. Receita eletrônica: Foi lançada em 2023, com expectativa de impulsionar as vendas de medicamentos tarjados online.
  11. Genéricos: A maior empresa de genéricos alemã foi adquirida por uma empresa israelense, a TEVA.
  12. Uso da receita verde: Médicos utilizam a receita verde como forma de influenciar os pacientes a comprarem medicamentos promovidos.

Além dessas informações, a digitalização do sistema de saúde e a introdução de um sistema de alerta de falta de medicamentos estão sendo discutidos na Alemanha. O mercado de cosméticos também é relevante nas farmácias alemãs, e a venda online é mais importante para medicamentos MlPs do que para medicamentos tarjados.

A Alemanha está em processo de digitalização do sistema de saúde, com a introdução da receita eletrônica e do prontuário eletrônico unificado, que deve se tornar obrigatório até 2026.

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