20 de março de 2023

Conexão Farma 2023 bate recorde de público

Mais de 23 mil pessoas estiveram presentes nos três dias do Conexão Farma 2023, que celebraram a força e a extrema significatividade do setor farmacêutico por meio de 30 horas de conteúdo exclusivo, muito networking e dicas de profissionais excepcionais, como João Branco, VP de marketing do McDonald’s, que apresentou a palestra muito além do famoso Big Mac.

Por meio de sua vasta experiência, ele revelou a importância de colocar o cliente no centro. “Já trabalhei sete anos no mercado farmacêutico, na P&G, mas hoje, trabalho no marketing alimentício, só no ano passado foram 12 recordes em 12 meses, nunca tivemos uma marca tão desejada e um faturamento tão alto, isso foi fruto de um planejamento feito há mais de três anos”, contou. “Como crescer? O segredo é entender suas barreiras. Escolha as maiores e as mais fáceis de quebrar, cuidado ao tentar atirar para todos os lados”, alertou

O especialista mencionou que ele e sua equipe visitaram praças de alimentação para entender melhor os clientes. A marca aposta em propostas tecnológicas, mas há algo além. “Criamos os totens de autoatendimento, o ‘clique e retire’ dentro do aplicativo (app), mas para mim, inovação é fazer muito mais pelo cliente com alguma novidade, e a tecnologia é somente um meio para isso, as pessoas não vão na farmácia porque precisam de uma caixinha de remédio, eles precisam de ajuda”, exemplificou.

Branco expôs ainda algumas técnicas, como a de fazer promoções mais curtas e em épocas que o consumidor não vai tanto à loja e finalizou com a mensagem. “Clientes não são leads, eles são pessoas que têm necessidade, precisam melhorar algo, cada um deles tem uma história, uma dor, mostre para ele que você se importa e sempre trabalhe com o coração”.

Tendências farmacêuticas para o futuro

Ainda aconteceram diversos workshops para os varejistas se atualizarem com as tendências farmacêuticas. Colocando em foco as emoções e sentimentos do shopper e a sensação de segurança que todos os canais de vendas precisam transmitir, Ricardo Pastore, professor especialista em omnichannel, tratou sobre a omnicanalidade na farmácia do futuro. “Os recursos vão chegar e o papel do gestor é acelerar o processo de modernização para vender mais. O varejo do futuro precisa provocar uma experiência positiva, atingir o estado de flow, as tecnologias não podem travar ou não funcionar”, alertou.

Para melhorar a facilidade com que os usuários fazem as compras, o professor ressalta alguns pontos que devem ser lembrados. “A experiência de compra se divide em quatro momentos chaves, que estão nesta respectiva ordem, a pesquisa, concepção, o contato efetivo com a loja e a avaliação final”.

Com o questionamento se os varejistas estavam realmente preparados, Gustavo Cruz, gerente de ofertas da Linx, tratou sobre os processos do marketing. “Estou me colocando à disposição do cliente ou esperando ele vir aqui? Meu catálogo digital apresenta todas as informações de compra para o consumidor? A loja física é um local de experiência de cliente, mas hoje, a realidade é o multicanal, apps, delivery, livestream, e-commerce, redes sociais e troca de mensagens, todos trabalham de formas independentes, mas ao final, precisam ter uma experiência fluida e unificar experiências”, ressaltou lembrando que mais importante que o cliente que chega, é aquele que volta.

Tempos atrás, as pessoas tinham medo e insegurança de realizar compras on-line, mas hoje, essas sensações foram transformadas em buscas pelo conhecimento, muito mais do que só avaliar os preços, os clientes fazem uma comparação mais profunda entre os produtos, por isso, Alessandra Lima, sócia diretoria da Mind Shopper; e Andrea Prata, sênior design researcher, trouxeram maneiras de desenvolver o shopper on-line em uma jornada fluida. “O brasileiro está on-line para conexões e também para a saúde, a era digital pode aumentar sua lucratividade e auxiliar na manutenção de um relacionamento duradouro, tudo está a um clique”, afirmaram.

Não podemos esquecer que agora as avaliações dos serviços e atendimentos podem ser feitas facilmente nas redes e é necessário prezar pela credibilidade. “Considerem ter um chat ativo para facilitar a interação ou dúvida, assim como é feito na loja física. No digital também é possível ter um mix de estoque maior e mais positivo, fazendo parcerias com fornecedores”.

Entenda e interaja com a pluralidade do mercado

Revelando os 4 Rs do Varejo, Reputação, Respeito, Resultado e Relevância, Sandra Takata, presidente do Instituto Mulheres do Varejo e Olegário Araújo, cofundador da Inteligência360º, iniciaram a palestra com a seguinte indagação. “Como posso ter uma loja em que compradores mulheres predominam e não ter colaboradoras mulheres em cargos altos? Ou então uma loja em que o público LGBTQIA+ seja maior, sem nenhuma representatividade dentro da empresa? Precisa trazer isso para dentro da sua organização, eles precisam de alguém que saiba das dores”.

Trazendo dados relevantes e pouco discutidos, eles mostraram que em seus estudos quando perguntados se mulheres sofrem preconceito no mundo corporativo quando ficam grávidas, 74% dos homens e 84% das mulheres disseram que é verdade. Nessa mesma pesquisa, os dados apontaram que os homens se sentem mais respeitados pelo seu chefe do que as mulheres. “Desde crianças as mulheres são incentivadas a brincar de bonecas e casinha, já os meninos, de carrinho e quebra-cabeça, isso acaba minando-as de discutir questões como análises financeiras e mercado de trabalho, isso vem desde a infância. Algumas mulheres também não contratam mulheres porque desde cedo, há um certo tipo de competição sendo criada entre elas”, terminou Sandra, avisando que é essencial olhar para esses assuntos, caso contrário, a reputação da sua empresa pode estar em jogo.

Pela feira

O último dia desta edição histórica foi marcado por muita alegria e comemoração, uma das celebridades que estiveram presentes foi Paola Oliveira, que compareceu pela Catarinense Pharma. “Estou muito feliz de estar nesta feira tão grande, comprometida e séria, com tantas marcas importantes. A Catarinense tem uma história de 77 anos, isso significava ter ativos e valores muito importantes que tem a ver com saúde, confiança e credibilidade”, citou.

Um dos benefícios de estar neste encontro é a interação com o mercado. “Estamos aqui para fazer relacionamentos, marcar presença e aparecer, participamos frequentemente e em 2023, temos alguns lançamentos e mudanças nas embalagens”, disse Isabel Costa, administrativo da Cifarma.

O diretor Kal Rodrigues marcou presença no estande da Geolab. “Para atender a expectativa do que foi ano passado, trouxemos mais estandes, estamos mostrando o novo site fabril, nosso projeto de expansão, novos produtos e lançamentos. O evento é muito plural e promove conhecimento e capacitação “, garantiu.

Algumas empresas passaram por grandes reestruturações no último ano e aproveitaram para apresentar as novidades no evento, como por exemplo, a MedQuímica. “Estamos repaginados, temos uma nova logo, identidade e adquirimos uma linha de prescrição que irá trazer um incremento de 10% a mais no faturamento deste ano. Aqui, podemos estreitar o relacionamento com parceiros e temos a oportunidade de estar perto de farmácias que a distância não permitia”, afirmou Andréia Niedzielski, marketing da marca.

Para confraternizar com todos os parceiros, a maior feira do mercado farmacêutico do Brasil organizou um show especial de encerramento, “Boate Azul”, com as duplas Edson & Hudson e Gian & Giovani que deixou o público muito entusiasmado.

O presidente da Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), que promove o evento, subiu ao palco para agradecer todos ao visitantes, parceiros, patrocinadores e expositores e anunciou. “O próximo Conexão Farma já tem data, de 12 a 14 de março de 2024, em um novo pavilhão aqui do Expo Center Norte, ainda maior.”

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