18 de agosto de 2022

Conferência LATAM aprofundou debate sobre varejo farmacêutico latino-americano

Apesar da proximidade territorial, a 1ª Conferência LATAM do Mercado Farmacêutico mostrou como os países da Latino América possuem grandes diferenças quando o assunto é o varejo farmacêutico.

O evento da Febrafar, realizado em parceria com a Close-Up e Abradilan, reuniu principais nomes da indústria e do mercado para debater e traçar um panorama do varejo farmacêutico na América Latina.

A primeira edição aconteceu nos dias 08 e 09 de agosto, em São Paulo, e reuniu mais de 200 participantes e contou com representantes do Brasil, México, Bolívia, Equador, Peru, Chile e Argentina.

Na ocasião, foram apresentadas análises do mercado latino-americano como um todo, com destaque para temas estratégicos para o futuro do mercado. As diferenças entre os países no modelo do varejo farmacêutico foram muito percebidas em diversos pontos.

O campo de debate foi bastante amplo, mas tendo destaque temas como modelo de atendimento e produtos oferecidos, modelo de distribuição, a possibilidade de marcas próprias de medicamento para redes, e-commerce e modelo de pagamento de medicamentos.

A percepção ao fim do evento é que, apesar da grande diferença apresentada na maioria dos temas, todos os participantes podem aprender com as experiências dos países vizinhos, proporcionando o fortalecimento desse importante mercado.

“Foi apenas a primeira edição da Conferência LATAM, mas foi inovador. Ampliamos muito a visão sobre o mercado farmacêutico, possibilitando aos participantes uma ampla análise de realidades distintas. Isso possibilitou a troca de experiências e o desenvolvimento de novas soluções para o crescimento desse importante mercado”, analisa Edison Tamascia, presidente da Febrafar.

A relevância do evento fez com que os principais nomes do varejo nacional estivessem presentes na Conferência LATAM, o que fez com que o debate se tornasse ainda mais qualificado.

Para os grupos estrangeiros presentes na ocasião o grande destaque foi para o melhor entendimento do modelo associativista desenvolvido no Brasil pela Febrafar e pela Farmarcas que se destacam crescendo muito acima do mercado.

A cobertura fotográfica do evento pode ser vista no link de imagens do evento.

Sobre a Febrafar

A Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias, Febrafar, reúne redes de farmácias em todo o país. A grandeza em números da Febrafar impressiona: 61 redes de farmácias, com lojas em 26 estados e no Distrito Federal. As mais de 13 mil lojas integradas às redes associadas à Febrafar atendem clientes mais de 3.000 municípios.

Compartilhar via: