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24 de julho de 2024
13 de fevereiro de 2022
Conflitos nas empresas nos tempos atuais são inevitáveis, principalmente nesse período de planejamento para 2019. A pressão interna por resultados pode resultar em brigas e comportamentos errados que podem prejudicar todo processo de trabalho.
Assim, entender e saber as técnicas de administração de conflitos nas empresas são cruciais, precisando o gestor ter maturidade para lidar de forma assertiva em situações de temperatura e pressão fora da normalidade. Tudo focando chegar a um acordo final que satisfaça todas as partes envolvidas.
Com base nesse objetivo, existem algumas formas de administrar conflitos nas empresas. Lembrando que o indivíduo pode estar em duas dimensões básicas, a assertiva, que busca atender os interesses próprios, e a cooperativa (passiva), que procura satisfazer os interesses dos outros.
Com essa base nesses aspectos, são cinco formas para o tratamento de conflitos:
Como pode ver, as maneiras de tratar existentem e tudo dependerá do resultado desejado pelo gestor. Ou meu ver a resposta mais interessante sempre é a última: colaboração. Contudo, se não houver uma capacitação para essa postura, partiremos para os tratamentos errados e o resultado não será satisfatório. O caminho é aprender com as dificuldades e fazer com que dos conflitos os indivíduos tirem importantes lições, e isso é papel do gestor.
André Roberto Oliveira da Costa, Diretor Administrativo e de Gente e Gestão da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) e especialista em Desenvolvimento Humano de Gestores pela FGV.
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