06 de dezembro de 2024
28 de setembro de 2023
Drogaria Total gera R$ 30 milhões em feira de negócios
Em sua 40ª edição, a Feira de Negócios da Drogaria Total, integrante do Grupo Total, confirmou mais uma vez o sucesso do movimento associativista como alavanca para o varejo farmacêutico nacional.
Em dois dias, o evento movimentou R$ 30 milhões em vendas, o triplo dos R$ 10 milhões em negócios gerados na edição de 2022. O evento ocorreu em 21 e 22 de setembro em Ribeirão Preto, interior de São Paulo e teve cobertura especial do Panorama Farmacêutico.
Cerca de 1.500 participantes compareceram no Centro de Eventos Taiwan com o objetivo de fechar negócios e aproveitar as condições especiais apresentadas na feira. A rede mobilizou a nata da indústria farmacêutica atuante no país e ainda importantes fabricantes de HPC e bens de consumo, bem como grandes distribuidoras de medicamentos.
Gestores da Drogaria Total comparecem em peso
O número de farmácias participantes no evento da Drogaria Total também saltou de 255 para mais de 500. “Em meio a corredores lotados, empreendedores dessas lojas prospectavam oportunidades únicas para garantir preços e vantagens competitivas que não seriam possíveis de negociar de forma individual. Tivemos a adesão de 90% dos associados”, ressalta Jair Beloube, conselheiro deliberativo do Grupo Total.
A feira também distribuiu mais de R$ 300 mil em prêmios para os associados. “Contemplamos os varejistas parceiros com dez prêmios de R$ 3 mil, 100 operações de PIX no valor de R$ 500, além de sorteios e distribuição de eletrodomésticos, eletrônicos, televisores e utilidades domésticas”, acrescenta Beloube.
Força do associativismo
Para a diretoria do Grupo Total, a Feira de Negócios ratificou o peso do associativismo para a dinâmica comercial da indústria e da distribuição. “É um modelo em que todos saem ganhando, com negociações que agilizam o giro dos produtos na ponta”, afirma Julio Martins, presidente do Grupo Total e proprietário de 11 lojas.
Para João Gonçalves, diretor de relacionamento com os associados, “a feira aproxima as farmácias dos fornecedores para que elas possam comprar bem e, posteriormente, assegurar lucratividade e retorno para a indústria”.
Já o diretor administrativo Luiz Valerio, de Taquaritinga (SP), associado mais antigo do Grupo Total, enaltece a importância do networking para fechar bons negócios. “Em número recorde, os parceiros apresentaram excelentes oportunidades de compras, que nos dão condições de competir no mercado em igualdade com as grandes redes”, acredita.
Para o associado de Ibitinga (SP) Paulo Zapata, gestor de inteligência do Grupo Total e proprietário de 12 lojas, o evento ressaltou a maturidade dos associados no aproveitamento das ofertas. O empresário foi um dos sete ganhadores de uma moto BMW GS 300, no valor de R$ 37 mil, distribuída como brinde nas compras acima de R$ 100 mil no estande da Medibras, em parceria com a Globo Pharma.
O encontro também contou com a visita de uma delegação da Febrafar, composta pelo diretor geral José Abud Neto, pela diretora comercial Karen Corridoni e pela gerente de contas Luana Silva. “Fiquei extremamente feliz ao ver toda essa movimentação, esse calor humano, um claro sinal de que as vendas estão fluindo e gerando resultados para a indústria, que expôs condições comerciais jamais vistas anteriormente”, celebra Karen.
Indústrias destacam organização da feira
Muitas empresas prestigiaram pela primeira vez o evento, a exemplo da Unilever, que projeta um incremento de 30% nas vendas com lançamentos e produtos das marcas Dove e Rexona. Já a P&G organizou um estande exclusivo da marca Pampers, por meio da distribuidora Servimed.
Outras estreantes foram a fabricante de suplementos EGV Pharma; a RelaxMedic, que levou um mix de massageadores portáteis, bolsa térmica, balança de bioimpedância e medidores de pressão; e a Newell, detentora das marcas de produtos para bebês Lillo, Nuk e Fiona.
Confira abaixo alguns depoimentos dos representantes da indústria e distribuição:
“A Feira da Drogaria Total é um evento já tradicional no calendário do setor e representa um marco importante nos negócios dos parceiros. Nossa meta é ter um incremento de 50% no volume de venda mensal para o Grupo Total”
Luiz Faber, diretor comercial da Andorinha Distribuidora
“Conseguimos estreitar o laço com nossos clientes e fechar excelentes vendas na área de medicamentos. Ao mesmo tempo, também aproveitamos para apresentar novos parceiros no segmento de perfumaria e dermocosméticos”
Jezaías Lanzoni, gerente de vendas regional SP da Distribuidora Navarro
“Estamos participando pela segunda vez e nesta edição projetamos R$ 1,5 milhão em vendas. A feira representa o varejo do estado de São Paulo e é um termômetro do que está acontecendo no mercado”
Michel Mansur, diretor comercial da Medibras
“Foi nossa estreia na feira e achei a organização perfeita. Extrapolamos nossa meta de vendas de R$ 50 mil. Também aproveitamos para lançar produtos de marca exclusiva da cooperativa da Drogaria Total, como o teste de gravidez”
Fábio Soares, gerente nacional de vendas da EGV Pharma
“Tivemos um contato mais próximo com nossos parceiros do varejo. Esperamos um crescimento de dois dígitos com as condições comerciais que oferecemos, para que o varejista aumente a rentabilidade por meio de uma compra inteligente”
Humberto Borges, gerente de vendas da FQM
“Levamos condições comerciais interessantes para o empresário, amarradas com os nossos objetivos de mix e de verticalização de algumas marcas. Foi uma oportunidade de complementarmos o negócio, apresentando todo o nosso portfólio, tanto da Neo Química como da Hypera”
Antonio Prado, gerente de vendas estado de SP da Hypera Pharma
“A feira permitiu apresentar um portfólio que vai muito além das tiras e dos medidores de glicemia. Registramos elevada demanda por testes rápidos e pelos serviços do Medmóvel, que contempla exames de perfil lipídico, glicemia, dengue e aferição de pressão. Os associados realizavam os exames e depois fechavam os pedidos”
Jailton Buchner, gerente nacional de vendas da MedLevensohn
“Estamos participando pela primeira vez da feira e recentemente colocamos nossos produtos dentro da Coopertotal. Conseguimos positivar mais de 60 associados e a receptividade está sendo incrível, pois finalmente uma fabricante de chupetas e mamadeiras estará no ecossistema da cooperativa. Trabalhamos com um portfólio bastante assertivo, só de curva A”
Ana Aranha, coordenadora de vendas da Newell
Com R$ 1,4 bilhão de receita nos últimos 12 meses até julho, o Grupo Total registra incremento acima de 20%, em torno de nove pontos percentuais acima da média do varejo farmacêutico. Por meio das bandeiras Drogaria Total e Drogaria Total Popular, a rede reúne 592 lojas em 308 municípios paulistas e está entre os sete grupos do país com maior número de pontos de venda. Até o fim do ano, a meta é superar 650 unidades.