31 de outubro de 2024
04 de novembro de 2021
EMS adere à campanha Novembro Azul com ações de conscientização
O câncer de próstata mata mais de 15 mil brasileiros do sexo masculino todos os anos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Para alertar sobre os riscos e estimular os cuidados com a saúde do homem, a EMS – maior indústria farmacêutica no Brasil – adere mais uma vez à campanha Novembro Azul e promove uma série de iniciativas de conscientização sobre a doença.
“O cuidado com as pessoas é a nossa missão e a promoção da saúde é o que move a empresa. Sabemos como é importante divulgar informação correta e alertar sobre atitudes e exame preventivos como elementos-chave para garantir mais qualidade de vida”, ressalta Josemara Tsuruoka, gerente de Marketing Institucional da EMS.
Uma das ações de destaque da empresa será realizada em um dos cartões-postais de Campinas (SP). A Caravela “Anunciação”, que é uma réplica da nau que trouxe Pedro Álvares Cabral e sua comitiva ao Brasil, será iluminada de azul. A mesma iluminação tingirá a fachada de 4 mil m² da sede da EMS, localizada na cidade vizinha de Hortolândia, podendo ser vista pelos veículos que transitarem à beira da rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença ou até a muitos metros de distância da empresa.
Os colaboradores e público externo terão acesso, via site da empresa, a um folheto eletrônico com conteúdo educativo. Nas redes sociais, a farmacêutica também chamará a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Os e-mails dos colaboradores ganharão assinatura com selo do “Novembro Azul”.
“Pouco mais da metade dos nossos colaboradores é formada por homens e 31% deles têm idade acima de 40 anos, faixa etária importante para conscientizar sobre a campanha e sobre prevenção”, acrescenta Tsuruoka.
Números do câncer de próstata
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), este é o segundo câncer mais comum em homens, correspondendo a 13,5% de todos os cânceres no mundo, atrás dos tumores de pele não-melanoma. No Brasil, a doença corresponde a 29,2% dos tumores malignos em homens. Estima-se que, em 2022, ocorrerão 65.840 casos novos de câncer de próstata no país. O crescimento das taxas de incidência é um reflexo do aumento da expectativa de vida, uma vez que 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos.
Dados do Ministério da Saúde apontam também que cerca de 60% das mortes pela doença se concentram entre idosos de mais de 75 anos e 38% entre adultos e idosos de 55 a 74 anos. Os fatores de risco estão relacionados com histórico familiar, alterações genéticas, obesidade, sedentarismo e tabagismo.
A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 15 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com 57 anos de história e mais de cinco mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa inovadora no mercado global. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. Na Sérvia, possui a farmacêutica Galenika, adquirida em 2017 como parte do processo de internacionalização da companhia. A EMS exporta para 55 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas MonteResearch. A empresa mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida.