
16 de abril de 2025
24 de junho de 2019
Considerado por diversos especialistas do mercado como um caminho para o futuro do varejo farmacêutico, as vendas online nesse setor ainda estão longe de ser uma realidade, apresentando a farmácia online uma insignificante representatividade.
Isso é o que aponta a pesquisa coordenada pelo IFEPEC (Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa) em parceria com o NEIT – Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia, do Instituto de Economia da Unicamp, entrevistou 4 mil clientes.
Quando perguntados foram perguntados se já compraram medicamentos pela Internet: 97,98% afirmaram que nunca fizeram, 1,25% falaram que raramente fazem e apenas 0,78% possuem frequência nesse tipo de compra.
“Esse é um dado muito importante, mostra mais uma vez a distância existente em debates que observamos no mercado em relação a realidade. Hoje o cliente ainda é muito fiel às farmácias. Isso se dá por alguns motivos, como o fato de existir farmácias sempre próximas às pessoas e também por ser um produto que demanda um certo imediatismo. Assim, a médio e curto prazo a venda de medicamentos online não se mostra viável”, finalizou Edison Tamascia.
Sobre a pesquisa
A Pesquisa de Comportamento do Cliente na Farmácia 2019 foi coordenada pelo IFEPEC (Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa) em parceria com o NEIT – Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia, do Instituto de Economia da Unicamp, entrevistou 4 mil clientes. Estes foram selecionados de acordo com os agrupamentos do mercado farmacêutico, isto é: Abrafarma, Outras Redes Corporativas, Febrafar, Outros Agrupamentos e Farmácias do segmento Independentes. Os clientes foram entrevistados no momento que saíam das farmácias nas quais efetuaram a compra.
“O objetivo da pesquisa foi extrair um retrato mais próximo da realidade do comportamento dos clientes nas farmácias de cada região e dos seus respectivos agrupamentos e, com isso, permitir aos proprietários de farmácias e de redes de lojas a análise das características do mercado, facilitando a tomada de decisão”, avalia o presidente da Febrafar, Edison Tamascia.
Importante: A pesquisa completa é fornecida às redes e ao mercado, que a partir dessas informações obtêm subsídios para a tomada de decisões assertivas sobre os rumos a serem tomados.
16 de abril de 2025
11 de abril de 2025
10 de abril de 2025
09 de abril de 2025
07 de abril de 2025
01 de abril de 2025
31 de março de 2025
27 de março de 2025
19 de março de 2025