20 de abril de 2023

Farmácias associativistas da Febrafar faturam R$ 25 bi

As farmácias associativistas da Febrafar celebram mais uma marca ao superarem R$ 25 bilhões de faturamento nos últimos 12 meses até fevereiro de 2023. A evolução de 20,7% em relação ao mesmo período anterior segue superior à alta de 16,2% do varejo farmacêutico.

A participação de mercado também vem avançando rapidamente nos últimos quatro anos. De 10,9% de share em 2019, a entidade já detém representatividade de 13,7% neste ano, segundo a IQVIA. E o jantar comemorativo anual, realizado na noite desta segunda-feira (dia 17) no Espaço Unimed (São Paulo-SP), confirmou o crescente protagonismo do movimento associativista.

O evento mobilizou mais de 1,2 mil executivos do varejo, da indústria e do atacado, além de líderes e representantes das principais entidades setoriais – Abafarma, ABCFARMA, Abradilan, Abrafarma e Sincofarma. E logo na recepção, o presidente Edison Tamascia fazia questão de cumprimentar cada convidado pela sólida parceria ao longo dos últimos anos.

“Temos orgulho de construir uma trajetória que impacta, literalmente, 100% dos estados brasileiros e o Distrito Federal. Estamos em 3,5 mil municípios, com farmácias na maior população do país, em São Paulo; e também na pequena cidade de União da Serra (RS), com 1.084 habitantes”, ressalta o dirigente.

Com 60 redes afiliadas, a Febrafar conta com 14.344 PDVs, o equivalente a 14,6% do total de 90.933 farmácias existentes em território nacional. Como parâmetro, quando a entidade iniciou operações em fevereiro de 2000, o varejo farmacêutico tinha apenas 29.273 lojas.

 

Farmácias associativistas aceleram digitalização do setor

As farmácias associativistas vêm sustentando seu crescimento não apenas por meio da expansão orgânica, mas apostando também na digitalização das redes afiliadas. A Febrafar disponibiliza atualmente 15 ferramentas tecnológicas que dão suporte às rotinas e à gestão das empresas em três verticais – administração, compras e vendas.

Os indicadores traduzem o sucesso dessa proposta. O PEC – Programa de Estratégias Competitivas concentra uma base de 48 milhões de consumidores, quase 1/4 da população. “Só nos últimos 90 dias, esse programa de fidelidade proporcionou um faturamento de R$ 1,9 bilhão e registrou transações envolvendo 7,9 milhões de CPFs”, enfatiza.

O PEC é impulsionado ainda por novos ecossistemas digitais como o de e-delivery. Além disso, a entidade desenvolveu um Programa de Apoio ao Paciente para acelerar a incursão do associativismo nos serviços clínicos. “Também está em fase de testes um sistema para atrair consumidores desengajados, a partir da adoção de vale-compras e um modelo de cashback. Com esse suporte, oferecemos às farmácias mais de 40 recursos de business intelligence que propiciam uma visão 360º do cliente e da jornada de compra”, observa.

Nova diretoria eleita

Tamascia também anunciou a nova composição da diretoria da Febrafar para o quadriênio de 2023 a 2027. Com direito a segmentações por região do país, o grupo integra os mais proeminentes empresários do associativismo nacional.

Nova diretoria da Febrafar (2023-2027)

Presidente: Edison Tamascia
Vice-presidente: José Lúcio Alves (Entrefarma)
1º Secretário: Carlos Maran (Coperfarma)
2º Secretário: Rogério Lopes Jr. (Bigfort)
1º Tesoureiro: Wilson Galli (Agafarma)
2º Tesoureiro: Cleber Magalhães (Multmais)associativismo
Diretor Regional Sul: Herivelton Ferreira (Farma e Farma)
Diretor Regional Norte/Nordeste: Geniezer Pereira (Rede Mais Farma)
Diretor Regional Sudeste: Alan Fernandes (Inova)
Diretor Regional Centro-Oeste: Raimundo Nonato (Farmarcas)

Fonte – Panorama Farmacêutico

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