12 de fevereiro de 2023

Farmarcas cresce 26,5% apostando na digitalização

O varejo farmacêutico brasileiro cresceu no último ano 16,19%, continuando sua tendência de crescer anualmente acima de dois dígitos. Impulsionando esses números para cima aparece a administradora de redes de farmácias Farmarcas (administradora de redes associadas à Febrafar), que cresceu em seu faturamento de 26,5% em comparação ao ano anterior. Esses dados foram apresentados pela auditora do varejo farmacêutico IQVIA.

Em números isso representa dizer que o faturamento das lojas associadas à Farmarcas em 2022 foi de 6,35 bilhões de reais, frente a 5,02 bilhões de reais no ano de 2021.

“O ano de 2022 foi muito desafiador para a Farmarcas, com alterações muito consistentes em nosso modelo de negócio, adequamos nosso modelo e continuamos o processo de digitalização 360° de nossos estabelecimentos. Os desafios foram grandes, mas os resultados comprovam que tivemos muitos acertos no ano que passou”, analisa o presidente da Farmarcas, Edison Tamascia.

O ano também foi muito positivo em relação a abertura de novas lojas, com a abertura de 172 pontos. Com isso, a empresa finalizou 2022 com 1.400 farmácias. Para 2023 a expectativa é que o crescimento seja ainda maior, já são 124 projetos em processo de montagem e outras estão em análise.

“Os números por si só já impressionam, mas se mostram muito mais relevantes ao entender que as farmácias associadas à Farmarcas estão cada vez mais ampliando seus espaços. Os novos pontos comerciais possuem grandes estruturas em sua maioria. Muitas delas fazem parte do projeto Esquinas Sensacionais, sendo mais amplas e com bons estacionamentos”, explica Paulo Costa, diretor executivo da empresa.

Para que isso tudo funcione a empresa investe pesado em profissionais qualificados em sua sede em São Paulo, saltando de 213 colaboradores no início do ano para 259 atualmente. Além de já projetar a contratação de 51 novos profissionais para 2023.

Diferenciais que destacam as redes

Com farmácias em quase todo o país a Farmarcas consegue manter um alto padrão de serviços prestados para os associados graças a um processo agressivo de digitalização, capaz de surpreender até as iniciativas mais bem sucedidas dos principais players do varejo.

Para se diferenciar em um mercado de grande concorrência, a empresa se atentou à necessidade de impulsionar o processo de digitalização dos processos, que atualmente abrange todas as áreas de um estabelecimento, envolvendo consumidores, lojistas associados, parceiros e os próprios processos da central administrativa.

“Temos como foco um amplo planejamento, que busca olhar antes as tendências do mercado. Interessante observar que independentemente da situação econômica do país, o faturamento de nossas redes aumenta. O mais importante, crescemos acima da média de todo o mercado forma sustentável”, analisa Edison Tamascia.

Os pilares que possibilitam o crescimento são claros: fortalecer o relacionamento com parceiros, indústria, distribuidores e prestadores de serviço, acelerar a jornada digital do cliente, do associado e dos processos internos, melhorar a comunicação e criar o canal de capacitação do empresário e seus colaboradores, manter a certificação do GPTW – Great Place to Work e continuar como a melhor empresa para se trabalhar em sua categoria, além de proporcionar satisfação aos associados em relação às entregas.

O resultado desse crescimento consistente para todo o grupo, faz com que a busca seja cada vez maior pelo uso desse modelo por muitos empresários. “São muitos os empresários interessados em usar nossas bandeiras, mas a Farmarcas tem um processo seletivo muito evoluído. Hoje, a grande maioria das nossas lojas são montadas por empresários que já têm uma farmácia nossa. Nós não temos essa preocupação de fazer abertura desenfreada de estabelecimentos, assim aumentamos muito o nível de exigência sobre novos associados”, explica Ângelo Vieira, Diretor de Comunicação e Operações.

Toda essa preocupação proporciona aos associados das redes diferenciais como padronização da apresentação e do atendimento, além de uma grande profissionalização dos gestores, o que faz com que o crescimento da rede seja natural e que as projeções para os próximos anos sejam bastante audaciosas, mas, possíveis.

Sobre a Farmarcas

A Farmarcas é o 4º maior agrupamento farmacêutico do Brasil, formado por 1.400 lojas de 12 redes associativistas (AC Farma, Bigfort, Drogarias Maestra, Entrefarma, Farma100, Farmavale, Maisfarma, Drogarias Maxi Popular, Mega Pharma, Farmácia Super Popular, Drogarias Mega Popular e Drogarias Ultra Popular).

A empresa objetiva ser a melhor e mais eficiente gestora de agrupamentos de drogarias do Brasil. Desde 2012, a administradora inspira centenas de empresários independentes, por meio de orientação, apoio e suporte constantes. A empresa possibilita acesso a ferramentas de gestão diferenciadas, proporcionando transformar sonhos em prósperos projetos de vida e de realização pessoal.

Compartilhar via: