14 de setembro de 2022

Febrafar apresenta duas novas redes e estratégias para crescimento em Encontro

O segundo Encontro Febrafar de 2022 aconteceu entre os dias 12 e 14 de setembro, no Hotel Holiday Inn, em São Paulo, movimentando o varejo farmacêutico. Na ocasião ocorreu a assembleia, com a adesão de duas novas redes de farmácias à federação, a tradicional Feira de Negócios e um importante debate sobre o futuro do varejo farmacêutico e do associativismo.

As novas redes da Febrafar são Drogarias Farmáxima, com sede em Campinas (SP), que conta atualmente com 30 lojas, e a Drogaria Exata, do Rio de Janeiro, que possui 51 lojas.

Ainda no primeiro dia, o diretor geral da Febrafar, José Abud Neto, apresentou alguns importantes números de mercados.

Destaque nesses dados é que a Febrafar cresceu no último ano (com um recorte de julho) 18,44%, enquanto o mercado farmacêutico como um todo cresceu 14,06%. Além disso a federação tem atualmente 63 redes, que representam 13.224 farmácias, em todos os estados do país e no Distrito Federal.

Além disso, hoje a Febrafar é parceira dos principais grupos do mercado em que atua. Tendo 144 associados honorários, sendo 79 indústrias, 30 distribuidores e 26 prestadores de serviços. Para finalizar o primeiro dia aconteceu a Premiação Campanha Copa Qatar e coquetel Grupo NC.

Feira de Negócios

No segundo dia do evento aconteceu a Feira de Negócios, que reuniu as redes e os parceiros para realização de negócios e alinhamento de estratégias para os próximos meses. Além de fortalecer a network.

“Contamos com a presença maciça de redes e parceiros, que aproveitaram com grande propriedade a oportunidade. Em um ambiente bastante estruturado foi possível que todos se preparassem da melhor forma para os desafios que virão”, analisou a diretora comercial da Febrafar, Karen Corridoni.

Força no mercado

Já no último dia teve uma apresentação do Grupo Santa Cruz, seguido pelo presidente da Febrafar, Edison Tamascia, que realizou uma importante apresentação e reflexão sobre o modelo associativista e o papel da Febrafar nesse contexto e no varejo farmacêutico.

Edison Tamascia explicou o que é associativismo: Uma metodologia aplicável em empresas de qualquer segmento econômico, um modelo de prosperidade coletiva. Além disso, também detalho o modelo que é praticado pela Febrafar: O associativismo criado pela Febrafar é um modelo único do mercado mundial, colaborando em todos os processos de gestão de uma farmácia.

“Nosso modelo sempre foi em busca de ajudar o empresário de pequeno grande porte a se fortalecer e competir em pé de igualdade na ponta. Quaisquer farmácias que utilizarem as ferramentas fornecidas não precisarão se preocupar com a concorrência, pois poderão se destacar em um mercado extremamente competitivo”, explicou Edison Tamascia.

Ele explicou na ocasião a capacidade de mudança e adaptação muito rápida da entidade, e que tudo é feito em busca de seus objetivos estratégicos até 2025, que são:

  • Acelerar a digitalização 360° da Febrafar
  • Estabelecer e garantir normas de exigências para as redes que assegurem excelência para a Febrafar
  • Tornar-se cada vez mais relevante e importante para indústrias, distribuidoras e prestadores de serviços
  • Tornar a Febrafar relevante e reconhecida pelas redes e lojas
  • Criar alianças com provedores e gestores de planos de saúde
  • Manter o selo Great Place to Work (GPTW)

O presidente da Febrafar também falou da evolução do grupo nos últimos anos, que passou da participação de 11% do mercado em 2019, para 13,3% em 2022, em um recorte que considera o mês de julho. Estando atualmente em 3.187 cidades em todo o país.

Por fim, o presidente reforçou as inúmeras ferramentas fornecidas pela entidade, que possibilitam que as redes possam administrar com eficiência, comprar melhor, vender mais. Isso além dos eventos de relacionamentos.

Foram 36 produtos apresentados na ocasião que possibilitam aos associados que utilizados com inteligência, se destacaram no mercado e enfrentaram todos os desafios que possam surgir.

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