16 de dezembro de 2023

Febrafar reúne 20% do mercado mineiro

A Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) acaba de alcançar a marca de reunir 15 mil farmácias em suas 66 redes associadas espalhadas pelo País. Com 1.943 lojas em Minas Gerais, a federação representa quase 20% do mercado mineiro em número de lojas.

Destaca-se ainda o crescimento significativo no faturamento das lojas pertencentes às redes associadas à entidade. Atualmente, essas representam uma fatia substancial, correspondendo a 14,6% do mercado nacional, em comparação com os 11,4% registrados em 2019. O desempenho do mercado mineiro também é notável. Segundo a Febrafar, o Estado figura entre os que mais crescem no País.

Os números refletem ainda no desempenho dos negócios. As associadas apuraram alta no faturamento de 105,6% nos últimos anos, superando significativamente o crescimento de 60,5% do mercado farmacêutico como um todo no mesmo período.

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Faturamento do Estado de Minas/ Crédito: Divulgação Febrafar

O presidente da Febrafar, Edison Tamascia, destaca que essa conquista reflete a força do modelo associativista praticado. O modelo, segundo ele, oferece às redes associadas não apenas um suporte robusto, mas também ferramentas estratégicas e treinamento de alta qualidade, permitindo o crescimento e a prosperidade dos negócios farmacêuticos.

A Febrafar também teve a adesão de quatro novas redes neste ano. São elas: Drogarias Ótima Farma, com 31 farmácias situadas em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH); Rede Usifarma, com 260 farmácias sediadas em Balneário Camboriú (SC); as Drogarias Poupaqui, com 71 lojas e sede em São José do Rio Preto (SP); e as Farmácias Brava, com 37 lojas, sediadas em Pato Branco (PR).

Além da Drogarias Ótima Farma, o Estado conta com outras 24, com destaque para DSG Farma, com 388 lojas e Inova Drogarias, que possui 345 farmácias espalhadas por Minas Gerais.

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Número de Lojas associadas em Minas Gerais em comparação com o Brasil/ Crédito: Divulgação Febrafar

O diretor-geral da Febrafar, José Abud Neto, enfatiza que o crescimento da Febrafar é um processo sustentável que exige comprometimento genuíno com o associativismo de resultados. “O mercado farmacêutico está em constante evolução, com clientes cada vez mais empoderados, tornando a inovação e a digitalização das farmácias uma prioridade. Nesse sentido, a Febrafar continua a se aprimorar constantemente para atender às demandas que surgem”, diz.

Já o presidente explica que o crescimento da federação é impulsionado por dois fatores principais: a adesão de novas lojas e redes e a abertura de novas lojas, todos respaldados pelos resultados que a federação proporciona. Ele ressalta a mentalidade empreendedora que é uma característica comum entre os brasileiros como um motor-chave desse crescimento.

A união das redes possibilita a implementação de novas ferramentas, investimentos e inovação. Tamascia enfatiza a importância dessa colaboração para alcançar metas ambiciosas e destaca que, sozinhas, as redes teriam dificuldade em obter todas as ferramentas e serviços disponibilizados pela Febrafar.

“Quando a força do coletivo se apresenta, não existe desafio que não possa ser superado, não existe problema que não possa ser resolvido, não existe caminho que não possa ser trilhado e não existe sonho que não possa ser sonhado”, comenta.

Confira 7 ferramentas oferecidas pela Febrafar

As ferramentas e serviços oferecidos pela Febrafar têm um impacto notável nas redes associadas. Entre as várias soluções, destacam-se:

  1. E-Delivery: Um ecossistema digital que impulsiona as vendas e entregas, promovendo a digitalização dos negócios das farmácias;
  2. Programa de Estratégias Competitivas (PEC): Criado com o objetivo de desenvolver o maior e melhor programa de fidelidade do varejo farmacêutico, baseado no conceito de imagem de preço baixo;
  3. Acompanhamento Corporativo de Demanda (Acode): Uma solução que integra dados das farmácias às redes da Febrafar, permitindo uma análise segura do desempenho no varejo associativista;
  4. Sistema Integrado de Compras (SIC): Desenvolvido para centralizar as compras por meio de negociações conjuntas com distribuidoras e indústrias cadastradas;
  5. Compra Centralizada: Visando melhorar as compras das lojas não visitadas pela indústria, a Febrafar negocia acordos com laboratórios e redes para proporcionar descontos e prazos adicionais;
  6. PBM (Programa de Apoio ao Paciente): Oferece descontos exclusivos para clientes e aumenta a lucratividade das farmácias;
  7. Bússola: Auxilia as lojas a aprimorar seu portfólio, identificando oportunidades regionais.

Fonte – Diário do Comércio

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