06 de dezembro de 2024
15 de agosto de 2023
Febrafar reúne redes de Minas Gerais para discutir mercado e oportunidades
A Reunião Regional de Minas Gerais, promovida pela Febrafar, aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de agosto na sede da federação em São Paulo. O evento proporcionou a apresentação de resultados alcançados pelas redes associadas à Febrafar na região, além de promover o fortalecimento das relações comerciais entre gestores e indústrias farmacêuticas, alinhando parcerias e viabilizando novas perspectivas de negócio.
Quatorze redes participaram do evento: Compre Certo, Droga Rede, DSG Farma, Entrefarma, Grupofarma, Inova Drogarias, Líder Saúde, LigaFarma, CB Drogarias, MGFarma, RM Farma, Redefarma, UAI Farma e Ótima Farma.
O evento teve início no dia 8, com o diretor-geral da Febrafar, José Abud Neto, apresentando os números das redes mineiras. Um dado inicialmente comemorado é a fatia de 19,4% do varejo farmacêutico de Minas Gerais detida atualmente pela Febrafar em PDVs.
Outra estatística relevante é o número de lojas na região, totalizando 1.943 para essas redes neste ano. O faturamento total destas lojas revelou um crescimento notável em relação ao mercado nos últimos quatro anos. Enquanto o faturamento de todo o mercado mineiro de farmácias aumentou em 67,3%, o das lojas associadas à Febrafar cresceu em 75,1%.
“Recebemos com grande entusiasmo esses números, mas eles não são razão para comodismo. Pelo contrário, eles nos inspiram a continuar avançando. Ressaltamos a importância das lojas utilizarem de forma mais eficaz nossas ferramentas de gestão, que impactam diretamente o seu crescimento”, explicou Neto.
Após a reunião inicial, durante a tarde do dia 8 e ao longo dos dias 9 e 10, as salas de reuniões da Febrafar se transformaram em centros de negociação, permitindo que os representantes de 12 redes de Minas Gerais se reunissem com 39 indústrias. No total, foram realizadas 467 reuniões.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados, visto que o evento proporcionou uma visão esclarecedora para as estratégias futuras das redes. Além disso, é de extrema importância que esses encontros comerciais ocorram, já que são nesses momentos que as redes trazem condições excepcionais para suas farmácias, tornando-as mais competitivas no mercado”, concluiu Karen Corridoni, diretora comercial da Febrafar.