01 de outubro de 2022

Febramat busca impulsionar varejo de materiais de construção com novo presidente

A Federação Brasileira de Redes Associativistas de Materiais de Construção (Febramat) tem um novo presidente, o empresário Rafael Andrey Sebold. O anúncio dessa importante mudança foi realizado durante o principal evento da instituição, o Enare, que aconteceu em Balneário de Camboriú em setembro.

Com isso a entidade associativista busca conquistar ainda mais destaque no cenário nacional, sendo que atualmente conta atualmente 28 redes associadas, que representam mais de 1.300 lojas em 20 unidades federativas, com aproximadamente 11 mil colaboradores envolvidos direta e indiretamente.

Rafael Sebold já possui grande experiência no associativismo e chega para dar continuidade e impulsionar as ações da Febramat, que vem conquistando cada vez maior destaque em seu campo de atuação.

“Iniciei no ramo de materiais de construção com 17 anos de idade na empresa da família. Eu realizava desde funções administrativas administrativas até realizar compras de madeiras em outras regiões do Brasil . Após o falecimento repentino do meus pai, em 1996, passei a administrar a empresa sozinho. Minha vida de empreendedor sempre foi movida por grandes desafios, contudo, posso afirmar que o grande divisor de atuação foi quando me associei à Rede Hipermac. O associativismo transformou a forma de pensar o negócio, passando a ser muito mais competitivo e eficaz na condução da empresa”, conta o presidente.

O novo presidente assume em um momento estratégico para entidade, quando teve início a segunda fase do Projeto Vamos!, em parceria com a entidade alemã Der Mittelstandsverbund – Zgv. Esse trabalho possui metas a serem cumpridas em três frentes de trabalho: sustentabilidade, digitalização de processos e a inclusão das mulheres em cargos de liderança no associativismo.

“Além disso, buscarei fortalecer os elos entre a federação e as redes já associadas, bem como buscar novas redes para expandir nossa área de atuação no Brasil. Nossas frentes de trabalho são muitas e buscarei levar as redes associadas boas práticas associativistas e a ligação direta entre redes associadas, indústrias e fornecedores parceiros”, complementou Rafael Sebold.

Rafael ainda ressalta que para isso é preciso buscar e aprimorar ainda mais os serviços disponíveis na Febramat, para fortalecer as redes associadas melhorando sua gestão e profissionalizando seus colaboradores.

Análise do mercado

Todo esse esforço se justifica sendo que a atuação da Febramat é em um mercado próspero, e as perspectivas de crescimento das redes associadas são grandes para os próximos anos.

“O mercado de materiais de construção é uma das grandes forças motrizes do desenvolvimento econômico no Brasil. E vejo com otimismo esse desempenho nos próximos períodos. Passamos por um momento de pandemia em que o nosso setor, apesar de sofrer com o aumento de comodities, principalmente o aço, conseguiu sustentar a economia mantendo e até gerando novas vagas de trabalho”, analisa Rafael Sebold.

Ele complementa que, passado esse período e o de eleições, a tendência é que o setor de materiais de construção não só permaneça fortalecido como também continue a frente no crescimento econômico ao lado do agronegócio por exemplo.

“Dentro desse cenário, a Febramat tem um papel fundamental, sendo que colabora diretamente para que pequenos e médios lojistas tenham a mesma competitividade que os grandes varejistas localizados nos grandes centros”, conta o presidente.

Rafael detalha que isso ocorre por alguns fatores: possibilidade das compras em conjunto pelas redes, fornecimento de informações de mercado de forma privilegiada e exclusiva, alinhamento dos associados às tendências mundiais de crescimento sustentável como práticas de ESG, além de ter um papel essencial na busca de incentivos econômicos e fiscais em Brasília com os objetivos de representar e sustentar a competitividade das lojas associadas.

Todos esses fatores, somando à comprovada capacidade de gestão do novo presidente, faz com que as perspectivas para a entidade sejam muito positivas. “O associativismo é isso, é estarmos conectados a pessoas através da força do trabalho buscando crescimento e desenvolvimento coletivo e é por isso que temos orgulho em afirmar que na Febramat, o associativismo é o que nos move”, finaliza.

Compartilhar via: