
30 de maio de 2025
17 de maio de 2013
Da Redação
A partir deste mês, o sistema desenvolvido pelo DATASUS – Departamento de Informática do SUS – para o programa “Aqui tem Farmácia Popular” passará a integrar com a base de dados do Cartão Nacional de Saúde na oferta de medicamentos aos usuários do SUS. Com a integração, o cidadão passa a conhecer automaticamente o número do seu cartão ao receber impresso no cupom de comprovante da entrega do medicamento.
Em junho de 2004, foi criado o Programa Farmácia Popular do Brasil, com a Rede Própria em parceria com Municípios, Estados, Distrito Federal e instituições de ensino e de saúde filantrópicas. Essa modalidade é executada em parceria com a Fiocruz, com a finalidade de ampliar o acesso a medicamentos essenciais com baixo custo para mais perto da população, melhorando o acesso e beneficiando uma maior quantidade de pessoas. A Rede Própria disponibiliza 112 medicamentos mais o preservativo masculino, entre os quais se destacam o captopril, enalapril, sinvastatina, atenolol, omeprazol, ácido acetilsalicílico e metformina.
Em 2006, houve a expansão do Programa para a rede privada, sendo chamado de “Aqui Tem Farmácia Popular”. Nesta modalidade são disponibilizados medicamentos para hipertensão e diabetes, bem como para asma, rinite, dislipidemia, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de contraceptivos e fraldas geriátricas para incontinência.
Com a campanha “Saúde Não Tem Preço”, a população brasileira que sofre com hipertensão e diabetes, e asma passou a ter acesso gratuito aos medicamentos no Programa Farmácia Popular do Brasil para o tratamento destas doenças – a partir de fevereiro de 2011 e junho de 2012, respectivamente.
Com exceção dos medicamentos para diabetes, hipertensão e asma, que são gratuitos, o “Aqui Tem Farmácia Popular” oferece preços até 90% menores dos que são cobrados nos estabelecimentos privados não cadastrados ao programa. O objetivo é atingir a parcela da população que não busca assistência no SUS, mas tem dificuldade para manter o tratamento devido ao alto preço dos medicamentos.
Para ter acesso ao programa, basta que o usuário apresente o CPF, um documento com foto e a receita médica válida (validade de 120 dias) em qualquer uma das Unidades da Rede Própria ou farmácias e drogarias credenciadas no “Aqui Tem Farmácia Popular”.
Por meio de um sistema informatizado, desenvolvido pelo DATASUS, o programa consegue ter abrangência nacional e em tempo real com uma média superior a 210 mil autorizações por dia. O DATASUS adota tecnologia de ponta para garantir a mais alta disponibilidade do serviço aos usuários do SUS.
Fonte: Site do Farmácia Popular
30 de maio de 2025
29 de maio de 2025
29 de maio de 2025
29 de maio de 2025
27 de maio de 2025
19 de maio de 2025
19 de maio de 2025
16 de maio de 2025
09 de maio de 2025