13 de novembro de 2022

Hora do Mercado tem participação da Haleon e do Grupo Total

A Hora do Mercado com Edison Tamascia do mês de outubro proporcionou ao público importantes insights do mercado e entrevistas muito importantes com os parceiros da indústria Haleon, antiga GSK, e da Rede Total, uma das maiores redes associadas da Febrafar.

No primeiro bloco, o presidente da Febrafar, Edison Tamascia, falou sobre os números que movimentaram o mercado. “Os dados foram muito positivos, apresentando bom crescimento das redes que chegou a 14,1% nos últimos doze meses, isso é absolutamente fantástico, quando se pensa sobre a econômica Brasileira, onde o PIB cresce entre 1 e 1,4%”.

Dentre diversos pontos apresentados, outro destaque foi o índice de mortalidade de farmácias, que é assustador, que no mercado em geral é muito alto, cerca de 25 mil farmácias fecharam no último ano. Contudo, esse dado não se mostra tanto diante a também alta abertura de lojas. “Isso mostra que ainda falta profissionalismo em um mercado com tantas oportunidades. Felizmente em nossas redes o índice de fechamento é muito menor”, explicou o presidente da Febrafar.

Já o quadro ‘Momento do Parceiro’ contou com a presença da Haleon, representada por Gisele Laukenisckas, Head de Vendas Farma, e Yanir Karp, General Manager. Na ocasião se explicou que a empresa sai do guarda-chuva de GSK, para expandir o mercado com seus produtos.

“A GSK, em uma união com a Pfizer, trouxe para o mercado a Haleon, numa junção para expandir as vendas, mas tinha prazo  no qual a empresa seria desmembrada para seguir como uma companhia independente, nesse período foi feito todo um trabalho de desenvolvimento não só de estrutura, como também de cultura”, explicou Yanir Karp.

Já Gisele Laukenisckas contou que “colocar o MIP para fora dos balcões foi um grande desafio, num mercado que se tem mais de 10 mil itens para serem administrados, sabemos das complexidades no dia a dia das farmácias. Por isso buscamos auxiliar para administrar melhor os recursos que existem. Buscamos alavancar o ticket médio das lojas”.

Também foi falado na ocasião sobre o programa “Haleon para Você”, que é o cruzamento de dados da Febrafar com os dados de cada loja, onde é feito um portifólio especifico para cada loja e região, com os melhores descontos e condições.

O quadro Momento do Parceiro teve a participação da Rede Total, que é uma referência tanto na gestão quanto na estrutura das cooperativas. Com a participação de Paulo Zapata, presidente da Coopertotal, e Jair Beloube, conselheiro deliberativo da Rede.

Paulo Zapata contou que iniciou na rede em 2000 e observou em sua farmácia uma crescente muito grande. “Hoje estou no setor de inteligência da cooperativa, ajudando o associado na criação de inovação, buscando novas formas de melhorar a performance dos PDVs”.

Ponto importante destacado por Jair Beloube, é que “todas as lojas passaram por uma nova atualização de layout. Temos atualmente 524 lojas, sendo 540 lojas em São Paulo, 3 em Minas Gerais e 1 loja no Paraná, em uma rede totalmente no modelo associativista”, explicou na ocasião. Para assistir na íntegra as entrevistas, se pode assistir o evento completo no link: https://www.youtube.com/watch?v=yN6nUl0Il3k&t=9s

Compartilhar via: