
30 de maio de 2025
23 de fevereiro de 2021
O Febrafar Day aconteceu no último dia 23 de fevereiro, apresentando aos parceiros do mercado farmacêutico da Febrafar as importantes conquistas de 2020 e projeções para um crescimento ainda maior nos próximos anos.
O evento, que foi realizado pelo Youtube, contou com a apresentação da jornalista Millena Machado e teve seu início com o diretor de relacionamento da IQVIA, Cesar Bentim, que apresentou os números das 81,6 mil farmácias do Brasil e das 10.772 lojas das redes associadas à Febrafar.
Em relação ao ano de 2020 o faturamento do mercado farmacêutico foi de R$ 140 bilhões, dos quais a Febrafar representou R$ 16,8 bilhões, com 12,1% de participação nesse mercado. Mas o que mais impressionou foi o crescimento da associação diante das demais farmácias, sendo que esse índice foi de 26,1%, e o varejo farmacêutico como um todo cresceu 15,6%.
Betim destacou em sua apresentação a capacidade de resiliência desse mercado. Mas pontuou que o este ano deve ainda seguir marcado pela inconstância. Tudo ainda dependente de uma análise macroeconomia, que tem muitos pontos ainda em aberto. Mesmo diante dessa situação, a projeção segundo a IQVIA é de crescimento de 9,4% em um cenário normal e 6,4% no cenário mais crítico.
Caminho da Febrafar
Depois do diretor da IQVIA foi a vez da Febrafar mostrar seu planejamento, iniciando com o diretor geral José Abud Neto, que fez uma análise sobre 2020, no qual o maior objetivo após o início da pandemia era atravessar esse período com todos juntos, mesmo diante de muitas incertezas do mercado.
Ponto de destaque no ano foi o reconhecimento das políticas de recursos humanos, com o recebimento da certificação da Great Place To Work e conquista das primeiras posições em diversas categorias.
Para 2021 a empresa inovou e fez um planejamento estratégico de forma diferente, com um plano de ação para o curto prazo e um plano estratégico de médio e longo prazo, que traçou 5 objetivos estratégicos até o ano de 2025:
Para que esses pontos sejam atingidos, os diretores Ney Santos (Operacional e de Inovações) e Karen Corridoni apresentaram as novidades e evoluções das áreas que lideram e o que foi projetado para a potencialização de produtos e ferramentas pensando no crescimento do mercado.
Um grande destaque foi a apresentação de uma nova ferramenta: o Orion. Esse é um grande hub que liga as ferramentas da Febrafar a um sistema único, no qual o usuário pode entrar para usufruir os benefícios da associação. Tendo área de notícias, relatórios, comercial e de capacitação. Também foi apresentada a agenda de eventos da entidade para 2021.
Entrevista com Edison Tamascia
Para finalizar o Febrafar Day, a apresentadora Millena Machado entrevistou o presidente da Febrafar Edison Tamascia, que falou sobre a superação do momento vivido e da travessia que ainda está ocorrendo. Ele destacou que, mesmo com cenários mais complexos, a Febrafar já estava preparada, a partir de um processo de transformação digital.
Ele exemplificou essa digitalização dando como exemplo o programa de fidelização (PEC), que já está muito estruturado, com mais de 33 milhões de participantes e que proporciona uma jornada mais digital com o consumidor. Tamascia também alertou sobre o fato dessa digitalização ter que ser pensada de dentro para fora e não ao contrário.
“Para 2021, por mais que ainda estejamos em uma travessia, a maior analogia para o momento vivido é a luz no fim do túnel, pois já temos as vacinas aprovadas. Mas, as dificuldades ainda continuam e, por mais que o setor farmacêutico seja menos impactado pela crise, não somos uma ilha isolada, por isso essa luz nos dá esperança, mas temos muito a fazer”, finalizou.
30 de maio de 2025
29 de maio de 2025
29 de maio de 2025
29 de maio de 2025
27 de maio de 2025
19 de maio de 2025
19 de maio de 2025
16 de maio de 2025
09 de maio de 2025