![](https://febrafar.com.br/wp-content/uploads/2024/07/Palestrante-Edison_Imersao-2024-e1721839016429.jpeg)
24 de julho de 2024
27 de maio de 2021
Farmacêuticos de todo o Brasil acabam de ganhar uma plataforma de educação científica gratuita e exclusiva. A Merck lança o projeto Academia Merckcêutico, aberto a todos os profissionais credenciados pelos conselhos regionais e pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF).
A iniciativa conta com a chancela dos profissionais de saúde do Instituto Albert Einstein, responsável pela elaboração e licença dos conteúdos. Os conteúdos, disponíveis no site www.academiamerckceutico.com.br, estão divididos em seis módulos com orientações sobre atenção ao paciente, diabetes, hipertensão, hipotireoidismo, insuficiência cardíaca e pré-diabetes. Mensalmente, os participantes terão seis horas de conteúdo e ainda uma aula ao vivo, recebendo o certificado da instituição ao final de cada módulo.
Hoje, a Merck está presente em mais de 90% das 82 mil farmácias brasileiras, especialmente em razão do antidiabético oral Glifage XR – um dos medicamentos líderes em prescrição no país. E essa capilaridade foi determinante para a idealização da Academia.
“A visita e os treinamentos no PDV sempre esbarraram na limitação de tempo e, desde o ano passado, também foram impactados pela pandemia. Em um país de dimensões continentais, a plataforma desponta como um canal ideal para democratizar o acesso ao conhecimento, ainda mais por não estar atrelada a uma farmácia específica. É um programa de capacitação para todo o profissional da área”, avalia Thais Motta, gerente de trade marketing da farmacêutica.
Modelo para exportação
A Academia Merckcêutico é a primeira ação do gênero da Merck em nível global. A direção da companhia na Alemanha, inclusive, não apenas respaldou a iniciativa como também planeja exportar o modelo para outras subsidiárias. “A frequência de duas a três visitas do consumidor à loja demonstra a credibilidade do varejo farmacêutico brasileiro, que assumiu seu protagonismo na saúde ao se transformar em um hub de assistência clínica”, destaca.
Como parte desse processo, Thais ressalta ainda a necessidade de a indústria ampliar seus esforços na capacitação dos farmacêuticos. “A cultura de treinamentos para a classe médica já está enraizada. Por que o mesmo não acontece com o profissional de farmácia, cujo papel vai muito além da dispensação e ganha especial relevância em cidades de médio e pequeno porte?”, questiona. “Queremos ser seus parceiros científicos, facilitar o acesso à informação, estimular a continuidade dos tratamentos e melhorar a jornada dos pacientes”, acredita.
Divulgação e metas
Thais prefere não traçar metas de adesões. Mas a julgar pela presença da Merck no varejo, a plataforma já foi configurada para absorver até 150 mil profissionais simultaneamente. Para reforçar a divulgação, a farmacêutica promoverá uma live no dia 1º de junho e uma campanha massiva nas redes sociais.
24 de julho de 2024
23 de julho de 2024
14 de julho de 2024
05 de julho de 2024
02 de julho de 2024
01 de julho de 2024