09 de outubro de 2024
30 de junho de 2021
Orgafarma completa 54 anos de valores sólidos e com foco no futuro
O Grupo Orgafarma comemorou no último dia 28 de junho seus 54 anos de fundação e sucesso. Para entender o caminho vitorioso da empresa é preciso conhecer um pouco de sua história, que teve o início de trabalhos no ano de 1967, em Belo Horizonte, capitaneada pelo empresário João Andrade.
Inicialmente a empresa distribuía produtos cirúrgicos e hospitalares para hospitais e clínicas, com uma pequena estrutura, com cerca de 12 metros quadrados, atendendo apenas a Grande Belo Horizonte. Com o passar dos anos teve início uma migração para a distribuição de medicamentos, que segue até hoje sendo seu principal negócio.
Apesar de todas as dificuldades econômicas e políticas que o Brasil passou durante esse período, a empresa foi crescendo e se estabelecendo no mercado de Minas Gerais, ponto de destaque é que a Orgafarma mantém o CNPJ desde a fundação, o que mostra sua solidez.
Um grande marco para o crescimento da empresa foi a aprovação, em 1999, da Lei dos Genéricos, essa foi uma oportunidade para o Grupo migrar de mix, para a distribuição dessa categoria. Foi uma decisão estratégica e acertada, que permitiu à empresa acompanhar o crescimento da categoria de genérico no país a partir dos anos 2000.
Outro momento importante foi quando em 2008, Vinicius Andrade deixou sua carreira como consultor, assumindo gestão do Grupo juntamente ao seu pai João Andrade. Com isso, a partir de 2009, a empresa acelerou o crescimento, expandindo a área de atuação, preparando um time de excelentes profissionais, estruturando a empresa interna e externamente e aplicando um modelo de gestão muito sólido e focado em resultados.
Com isso a Orgafarma chega à 2021 com números bastante relevantes, com atuação em Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco e Paraíba, com mais de 23 mil metros quadrados de centros de distribuição, uma equipe comercial composta por mais de 400 pessoas e com quase 15 mil clientes ativos. Veja pontos relevantes desse sucesso e projetos para o futuro apontado por Vinicius Andrade:
Diferenciais
Temos como grande diferencial os nossos valores sólidos, esse é o pilar central da nossa empresa. Ética, idoneidade, valorização e respeito são os valores que permeiam todas as nossas relações na empresa, sejam elas com clientes, fornecedores, colaborados ou com qualquer pessoa que se relaciona com a nossa empresa. Na minha isso nos permite criar parcerias sólidas e duradouras.
Outro diferencial importante é nossa maturidade de gestão. Temos uma rotina de gestão estruturada que nos permite alcançar resultados surpreendentes, a base disso é um planejamento bem-feito e uma execução com excelência. Todos na empresa possuem suas metas claras, planos de ação para atingi-las e com isso sabem como suas entregas impactam no resultado da empresa. Funciona como uma engrenagem.
Além disso, acreditamos que as pessoas fazem a diferença. Temos um Time muito qualificado em todas as áreas, o que garante nossas entregas e nosso crescimento. Investimos muito na qualificação desse time interno e externo, portanto, eles são os responsáveis pelo sucesso da nossa empresa. Nossa equipe de vendas é preparada para agregar valor aos nossos clientes e nosso time interno atua com excelência operacional.
Temos também um portfólio de medicamentos bastante amplo, atendendo o mix da farmácia de forma muito completa, o que nos diferencia no mercado.
Impacto da crise
Quando analisamos o impacto da pandemia no mercado farmacêutico de uma forma ampla, vemos que ela não trouxe um impacto negativo, visto que o mercado cresceu acima de 10%, porém, trouxe mudanças importantes e, consequentemente, desafios também.
Tivemos uma mudança de mix importante que nos obrigou a rever nossos estoques e nossa estratégia no mercado. Além disso, devido ao distanciamento, tivemos que enfrentar um modelo diferente de atuação e abordagem dos nossos clientes. Com isso foi necessária uma adaptação rápida ao novo modelo para continuarmos crescendo e atendendo bem nossos clientes.
Futuro da Orgafarma
Temos um planejamento estratégico muito bem estruturado, com metas definidas e desdobradas até 2025 e com projetos e planos de ação que nos farão chegar aonde almejamos. No nosso mercado não temos a opção de não crescer, portanto, iremos manter o nosso crescimento acima do mercado e continuar expandindo em novas regiões, sempre, atentos à rentabilidade da empresa.
Febrafar é um grande parceiro de muitos anos. Essa parceria nos permite entender melhor as necessidades das redes associativas e consequentemente das farmácias ligadas a elas. A Febrafar funciona como um elo entre toda a cadeia farmacêutica (industria, distribuição, redes associativas e varejo), trazendo uma forte conexão entre elas e gerando excelentes negócios.