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30 de dezembro de 2024
05 de fevereiro de 2024
O PBM (Programa de Benefício em Medicamentos) é hoje um grande diferencial estratégico para a fidelização dos consumidores nas farmácias associadas à Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar).
Para potencializar os resultados referentes a esse tema, a Febrafar possui uma solução especialmente pensada para os consumidores. As redes associadas suas e farmácias têm à disposição no Orion uma área dedicada exclusivamente ao PBM, que reúne as principais ferramentas relativas ao tema em um único lugar.
Além da área logada, exclusiva para associados, existe uma área aberta a todos que querem obter informações sobre os programas, sem a necessidade de cadastro para acesso.
O objetivo dessa estratégia é dar mais visibilidade aos PBMs e garantir uma melhor experiência a todos que participam do processo.
“Ao disponibilizar esse acesso simplificado aos programas de PBM, se potencializa a utilização desse benefício junto aos consumidores, que consequentemente ficam mais satisfeitos com o processo de compra, aumentando as chances de que ele se torne um cliente fidelizado”, explica Karen Corridoni, diretora comercial da Febrafar.
Para as redes associadas à Febrafar e suas farmácias, existe um atrativo a mais: uma área logada com uma série de atrativos, dentre os quais se destacam:
“Nosso maior objetivo é melhorar a jornada do cliente na farmácia. Para isso, após a solicitação do medicamento, recomendamos que a loja consulte sempre o Orion. Assim, ela verifica se o produto possui algum desconto de laboratório e se a farmácia está habilitada no PBM”, explica Meire Ellen Aquino, da área comercial da Febrafar.
Ela complementa que, depois desse passo, o balconista poderá verificar se o cliente já possui cadastro no programa e, assim, oferecer o desconto. Caso não tenha, poderá utilizar o próprio Orion como atalho para acessar o site do laboratório e realizar o cadastro.
Feito esse processo, na próxima compra o cliente já estará habilitado no programa, sendo necessário apenas que a farmácia gere a autorização no sistema do provedor como processo padrão, proporcionando um caminho para digitalizar ainda mais as lojas das redes.
O PBM, Programa de Benefício em Medicamentos, é um programa que oferece descontos em medicamentos, abrangendo diversas variedades de produtos. Com o programa se tem um conjunto de serviços gerenciais:
– Descontos ao paciente e a loja que realiza a venda dentro do programa;
– A utilização de medicamentos;
– Acompanhar a adesão e o tratamento medicamentoso por parte de pacientes com patologias crônicas.
A drogaria que adere ao PBM, além de oferecer descontos competitivos ao cliente final, obtém descontos dos fabricantes de medicamentos.
Com isso, pode oferecer mais possibilidades aos clientes e, consequentemente, aumenta o número de vendas e fideliza o público, que continua comprando no mesmo estabelecimento.
É importante entender quais laboratórios possuem PBM e analisar as vendas dessas categorias de produtos na loja. Talvez sua farmácia poderá oferecer mais descontos e fidelizar mais clientes se obtiver esse tipo de programa.
Resumidamente, o Programa de Benefício em Medicamentos (PBM) é uma estratégia utilizada pelas farmácias. Com isso se podereçe preços mais atrativos aos seus clientes.
Assim, a empresa que adere a esse serviço e obtêm descontos dos laboratórios, repassando um custo melhor aos consumidores.
Com essa estratégia, a empresa fideliza o público e aumenta o ticket médio, elevando o faturamento e conquistando uma importante vantagem competitiva no mercado.
Veja alguns dos programas de PBM que a Febrafar participa:
-Bayer Para Você,
– Programa Saúde Fácil,
– Viver Mais,
– Programa Mais Pfizer,
– Novo Nordosk – Novo Dida,
– Cuidados Pela Vida,
– Se Cuida – O Parceiro de Sua Saúde.
Além disso existem alguns produtos que são destaques no PBM. Por exemplo: Xarelto, Jardiance, Alenia, Aerolin Spray, Combodart Cápsulas, Saxenda, Glyxambi, Avamys Spray Nasa, Eliquis, Xalacom e Xalatan.
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