02 de agosto de 2023

Summit Metalfarma Experience celebra os 35 anos de mercado

Com o propósito de comemorar seus 35 anos de mercado, a Metalfarma realizou o Summit Metalfarma Experience, que aconteceu no último dia 19 de julho de 2023, na sede da empresa, em Americana (SP).

O evento reuniu cerca de 130 convidados, que puderam acompanhar palestras dos principais players do mercado; fizeram uma visita guiada ao Centro de Inovação da Metalfarma, que é composto por dois showroons: Farmácia dos Sonhos, que é um espaço que simula uma farmácia completa em gerenciamento por categorias, onde diferentes propostas de layout por ser experimentadas. O outro espaço é o showroom de linhas de produtos, que também tem experimentação com formas de comunicação visual e protótipos de novos itens. Os participantes também puderam conhecer a fábrica.

O Summit Metalfarma Experience foi uma oportunidade ímpar de oferecer uma imersão na sede da empresa, agregando conhecimento e promovendo um ambiente de trocas de experiências entre alguns dos lojistas que fazem parte da história da companhia, ou seja, uma grande celebração das parcerias que foram construídas ao longo da história da Metalfarma, e que constroem as organizações do segmento.

Os palestrantes escolhidos são pessoas que representam momentos decisivos de cooperação e de acesso ao conhecimento que fazem a Metalfarma ser o que é hoje como empresa. “São parceiros queridos, a quem temos gratidão por fazerem parte do caminho que trilhamos ao longo dos anos”, diz o diretor comercial da Metalfarma, Régis Rodero.

O primeiro convidado do dia foi o ex-diretor da EMS Genéricos, Aramis Domont. Atualmente, ele é empreendedor na Startup de Café “Graun Coffee”. Domont diz que a Metalfarma faz parte do dia a dia do varejo e da indústria farmacêutica, buscando inovar na geração de tendências, bem como atendendo as necessidades dos clientes e do mercado. Ele preparou um tema provocativo: “O que não te desafia, não te transforma”.

A segunda palestra foi a de Edison Tamascia, executivo que se tornou referência quando o assunto é associativismo e uma verdadeira inspiração, já que nasceu onde as oportunidades praticamente inexistiam. Presidente da Farmarcas – quarto grupo farmacêutico do País e um dos que mais crescem – e da Febrafar, uma associação de auxilia na gestão de 66 redes e mais de 14 mil farmácias do Brasil, Tamascia tem feito história e não é para menos.

A história do executivo com a Metalfarma começa a partir do momento em que ela se configura como uma grande parceira de serviços aos associados, com resultados pautados pela qualidade e excelência. Sua visão humana fez com que suas empresas colocadas estejam entre as melhores empresas para se trabalhar no País.

Ele falou sobre as oportunidades e também as ameaças do mercado farmacêutico.

Fechando o bloco da manhã, Silvia Osso, consultora especializada em varejo farmacêutico, apresentou a palestra: Foco no Atendimento. Ela e a Metalfarma estão em um ‘relacionamento sério’ desde 2003, quando foi prestar um serviço para a Medley sobre layoutização em uma rede de farmácias chamada Trade e seguem juntos até hoje.

Na parte da tarde, foi possível contar com uma palestra sobre a transformação das farmácias como hubs de resolutividade em saúde e seu papel essencial para ampliar a adesão a tratamentos clínicos, e o responsável por esta apresentação foi o CEO da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto.

A Abrafarma representa as 30 maiores bandeiras de farmácias do País, mas o histórico de Menos Barreto no varejo remonta ao fim dos anos 1980, quando iniciou sua trajetória como executivo de redes como Casas Pernambucanas e Farmácias Pague Menos. Ele é considerado um dos principais especialistas do varejo nacional.

No que diz respeito à Metalfarma, ele acredita que a empresa faz parte de um profundo processo de transformação e modernização das farmácias brasileiras. Ao longo de sua trajetória, vem ajudando os pontos de venda a tornar a jornada de consumo na loja física ainda mais prazerosa e fluida.

A última apresentação do dia, mas não menos importante, ficou por conta de Shelida Barsella, que é diretora de trade marketing na Hypera Pharma; e Rosana Gravina, diretora de estudos com o consumidor, também na Hypera Pharma. Elas vão falar sobre um novo olhar sobre bem-estar e saúde integral no ponto de venda.

A Hypera Pharma e a Metalfarma vêm, juntas, revolucionando a experiência do shopper na compra dos medicamentos isentos de prescrição (MIPs) dentro da loja. Com a saída dessa categoria para fora do balcão, a Hypera viu a oportunidade de melhorar a experiência do cliente dando maior acesso e independência por meio de uma segmentação baseada no Gerenciamento por Categoria. Para isso, tem a Metalfarma como parceira, que abraçou essa ideia de desenvolver o MIP e tornou realidade mobiliários adaptáveis para diferentes realidades de loja/varejo, viabilizando a implementação pelo Brasil.

Durante o evento, foi montado um estúdio para a gravação de videocasts, um novo projeto da empresa: o Metalfarma Cast, que em breve será disponibilizado no canal da Metalfarma no Youtube.

Consolidação da Metalfarma no mercado

“São 35 anos de uma história que muito nos orgulha. Estamos na estrutura dos nossos sonhos, onde ampliamos a capacidade produtiva e elaboramos espaços para experiências imersivas em que o lojista pode visualizar possibilidades para a sua loja. É um momento digno de celebração e queremos compartilhá-lo com pessoas que fizeram parte dessa trajetória”, revela Rodero.

A empresa começou suas atividades em 1988, com apenas um colaborador e uma área total de 250 m2, com o objetivo de entregar um mobiliário que fizesse a diferença no dia a dia das farmácias e drogarias brasileiras. No ano de 2000, Verônica Rodero entra como sócia e já atentos à dimensão que o mobiliário de aço tomava no varejo farmacêutico e uma excelente gestão financeira do negócio. “Tivemos crescimento muito acima do que almejávamos e pudemos assim executar os investimentos planejados e estratégicos.”

Há dois anos, a Metalfarma se mudou para um novo parque fabril, cinco vezes maior que o anterior. Rodero pontua que a principal razão para a mudança foi a possibilidade de ganho de área e otimização de layout fabril, a princípio, para o setor de metalurgia. Isso possibilitou a instalação de uma segunda linha de produção CNC em aço com maquinário da Salvagnini.

Mais recentemente, investiu também em um galpão exclusivo para o setor de marcenaria, com um novo centro de usinagem para processamento da madeira. “Essa foi nossa terceira mudança de endereço, todas elas foram momentos importantes e estratégicos para o nosso crescimento. Na primeira, saímos de uma área de 250 m2 em imóvel alugado para 8.000 m2 em imóvel próprio. Agora, estamos em uma propriedade com área de 55.000 m2 sendo 16.000 m2 de construção. Preservamos mais de 50% em área permeável e temos muita preocupação em sustentabilidade, além de oferecer a nossos colaboradores e clientes espaços que possam trazer experiências maravilhosas.”

Hoje, a capacidade produtiva supera 120 drogarias/perfumarias ao mês.

O grande objetivo é entregar um projeto que ajude a loja a alcançar o seu verdadeiro potencial de vendas. Por isso, além de trabalhar de acordo com as exigências e tendências do setor, a Metalfarma conta com o trabalho de profissionais experientes no setor para que possa orientar seus clientes da maneira mais assertiva possível.

Compartilhar via: