10 de setembro de 2023

5 orientações para delegar do jeito certo

Em um cenário profissional de grande mudanças, com equipes cada vez mais complexas e novas exigências, se torna ainda mais difícil ser líder numa empresa e conseguir delegar de forma correta. Conceitos antigos estão sendo repensados no mundo do trabalho, em meio à popularização do modelo híbrido e do home office e o surgimento de uma geração extremamente questionadora.

Infelizmente ainda se costuma confundir, em algumas grandes empresas, a qualidade técnica com a capacidade de liderança — algo que constantemente gera problemas, como no caso de gestores que acumulam obrigações devido à dificuldade de delegar.

“Delegar as atividades em uma empresa é uma tarefa que requer muita dedicação do profissional, independentemente do tamanho do negócio. Por isso que são constantes os treinamentos e capacitações com pontos comportamentais. Essa dificuldade se reforça em relação às empresas pequenas, nas quais a liderança ainda é muito próxima das atividades no dia a dia, e principalmente ao trabalho remoto, onde muitas vezes não se tem ferramentas nem métricas”, avalia André Costa, diretor financeiro e de  Gente e Gestão da Farmarcas (Associação Multimarcas de Farmácias) e Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias).

De fato, o que se vê normalmente, nos negócios de pequeno porte, é o proprietário ou gestor sendo responsável por atribuições que incluem atendimento, negociação, recebimento de pedidos, planejamento de precificação de produtos, execução do financeiro, entre outras.

Manter todas essas funções, especialmente nos momentos de dificuldade da empresa, pode acabar gerando um grande desgaste, não só para o profissional, mas toda a sua equipe. Diante disso, como adotar, com confiança e segurança, a necessária prática de delegar?

André Costa lista abaixo algumas orientações que podem auxiliar o gestor que passa por esse tipo de situação:

1) Perceba a necessidade e a eficiência de delegar
Primeiramente, deve-se ter a certeza de que é preciso delegar as atividades para conseguir administrar o negócio com eficiência. Assumir muitas responsabilidades é prejudicial para o direcionamento da empresa. Assim, para evitar a sobrecarga de trabalho, é preciso que o líder entenda a importância de delegar tarefas e de organizá-las de acordo com as qualificações de cada um, identificando o que deve ser feito.

Planejar as ações e colocar um responsável por projeto e/ou atividade é essencial para o sucesso. É preciso que o empresário ou gestor desenvolva o espírito empreendedor e incentive isso nos colaboradores para qualificar a maneira como administra a empresa.

2) Confie nos colaboradores
A confiança na equipe é primordial para que esse processo funcione, já que o líder não pode dar conta de tudo sozinho. É preciso ter em mente que o operacional deve ser delegado — tarefas simples devem ser facilmente desempenhadas por outras pessoas.

O gestor deve manter seu foco no planejamento de projetos estratégicos e no desempenho dos resultados. No caso de atividades muito demoradas, uma boa ideia é transferir a parte mais “mecânica”, de modo que o gestor realize apenas a aprovação. Assim, é possível dar a atenção necessária às tarefas mais decisivas para a empresa.

3) Capacite sua equipe
Para dividir a carga de trabalho, o gestor pode dedicar parte do seu tempo para ensinar os colaboradores a realizar algumas tarefas. Isso demonstra que ele tem interesse genuíno pelo desenvolvimento da equipe e pode ajudar na identificação das pessoas com maior proatividade e comprometimento.

4) Acompanhe as atividades
Delegar as atividades não significa abandonar as entregas. Para garantir a qualidade do serviço desempenhado, o líder precisa estar atento ao que os funcionários estão fazendo e acompanhar frequentemente as tarefas. Muitas vezes o gestor comete o erro de delegá-las e se esquecer de auxiliar a equipe para fazer os ajustes necessários.

5) Melhore a sua comunicação
Para delegar atribuições adequadamente, deve-se certificar se o profissional que recebe a ordem a entende corretamente, principalmente quando o assunto inclui a entrega de trabalhos dentro de prazos determinados. Muitas vezes, a mensagem emitida pelo líder pode não ficar totalmente clara; assim, fica mais difícil cobrar uma entrega se o gestor não sabe exatamente o que o colaborador realmente compreendeu.

“Enfim, como pode ser visto, evitar a centralização das atividades é essencial para o desenvolvimento da qualquer organização. Quando o gestor trabalha verdadeiramente, lado a lado com seus subordinados, consegue melhorar a qualidade dos resultados da empresa, facilitando no combate de crises”, finaliza André Costa.

Fonte – Redação Administradores

Compartilhar via: