26 de abril de 2023

Febrafar atinge faturamento de R$ 25 bilhões e anuncia três novas redes

Na última segunda-feira (17), a Febrafar Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) realizou sua Assembleia Geral. Os destaques do evento foram a entrada de três novas redes na federação e a eleição da nova diretoria eletiva.

Com o ingresso dos novos associados, a Febrafar contabiliza 66 redes e 14.344 farmácias. com atuação em 26 estados e no Distrito Federal. As novas associadas são:

  • Rede Usifarma: conta com 260 farmácias, sede em Balneário Camboriú (SC) e tem como presidente: Alessandro da Silva Bianchi.
  • Drogarias Poupaqui: conta com 71 farmácias, sede em São José do Rio Preto (SP) e tem como presidente: Sérgio Otaviano.
  • Drogarias Ótima Farma: conta com 31 farmácias, sede em Betim (MG) e tem como presidente: Marcelo Ferreira

A Febrafar também atingiu a marca de 150 parceiros comerciais, sendo 86 indústrias, 40 distribuidores e 24 prestadores de serviços, além de ter encerrado 2022 com um superávit de mais de três milhões de reais.

Outro destaque do evento foi a eleição da nova diretoria da Febrafar para o período de 2023 à 2027, que passa a ser formada por: Edison Tamascia, Presidente da Febrafar; José Lúcio Alves Vice-Presidente (Entrefarma); Carlos Maran, 2º Tesoureiro (Copefarma); Rogério Lopes Jr., 2º Secretário (Bigfort); Wilson Galli, 1º Tesoureiro (Agafarma).

Além de Cleber Magalhães, 1º Secretário (Multmais); Herivelton Ferreira, Diretor Regional Sul (Farma E Farma); Geniezer Pereira, Diretor Regional Norte / Nordeste (Rede Mais Farma); Alan Fernandes, Diretor Regional Sudeste (Rede Inova); e Raimundo Nonato, Diretor Regional Centro-oeste (Farmarcas).

Já para o conselho fiscal, foram eleitos os titulares: Amadeu De Michieli (Farmavip), Thiago Xavier (RM Farma) e Luís Alberto Silva (Farmavale) e os suplentes Júlio Cesar Martins (Drogaria Total) e Milton Dias Dos Santos (Farmácias Associadas)

A criação do Conselho Consultivo Comercial foi uma novidade apresentada no evento. Os integrantes são: Júlio Cesar Martins (Drogaria Total), Robert Kock (Pix Farma), Antônio Cezar Reis Barbosa (Boa Farma), Marcelo Pereira (Asfar), Dejalma Lemos (Unifarma), Gualter Libório (Drogarias Conceito) e Reginaldo Teixeira (Compre Certo).

O encerramento da Assembleia Geral contou com a apresentação do Grupo Santa Cruz, que mostrou seu projeto de expansão de centros de distribuições e anunciou oportunidades para os associados da Febrafar.

Na segunda-feira à noite, aconteceu o tradicional Jantar Anual Febrafar, no Espaço Unimed, em São Paulo. O evento recebeu mais de 1.400 convidados, incluindo os principais nomes do varejo farmacêutico.

Em sua apresentação, o presidente da Febrafar, Edison Tamascia, destacou a relevância da federação no mercado – a Febrafar atingiu 25,48 milhões de reais de faturamento nos últimos 12 meses, segundo dados da IQVIA de fevereiro de 2023. Esse número representa 13,7% do faturamento do varejo farmacêutico.

Também foi ressaltado o forte investimento da Febrafar em inovação, que continuamente leva soluções nessa área para as redes associadas, iniciativa que impulsiona as projeções para crescimento.

Rodada de Negócios e Reunião de Associados

No segundo dia de evento, ocorreu o Encontro de Negócios, que reuniu mais de mil profissionais entre representantes das redes e sócios honorários em uma grande rodada de negócios que ofereceu muitas oportunidades aos participantes.

Já no último dia (19/04), aconteceu a Reunião de Associados, que teve início com a apresentação da Profarma.

Em seguida, Edison Tamascia reforçou a importância do associativismo praticado pela Febrafar para que as redes tenham acesso a ferramentas inovadoras para o crescimento dos negócios.

Ele também mostrou que, analisando todos os players do mercado, o associativismo é o único que cresce constantemente em market share nos últimos cinco anos.

“O mercado está evoluindo e temos que evoluir junto. O que nós fizemos no passado nos trouxe até aqui, mas não nos levará para o futuro. Por isso, estamos atentos aos caminhos do setor”, explicou o presidente da Febrafar.

Na sequência, Eduardo Camargo, diretor de comunicação e operações, falou sobre as trilhas de capacitação oferecidas para as redes associadas, que abordam temas como: O papel do Anjo no PAI, PEC e e.delivery; Atratividade e competitividade na farmácia com Bússola e PEC; Negociações comerciais da rede com ACODE, MCC e Compra Centralizada.

Já para as farmácias, os temas são: Atendimento e fidelização do cliente com PEC, e-delivery, PBM e Minha Saúde (rede e farmácia); O autosserviço da farmácia: Bússola, PEC, GC, Trade, e Finanças saudáveis e rentabilidade da farmácia com o PAI e PEC.

Na apresentação da diretora comercial da Febrafar, Karen Corridoni, o destaque foi o Autosserviço em Foco, evento on-line focado na discussão de temas para o desenvolvimento do autosserviço das farmácias.

Ela também abordou o produto Compra Centralizada, que leva condições comerciais atrativas para farmácias que não são visitadas pela indústria. Atualmente, a solução já atinge 30 redes associadas e 1.460 farmácias, e conta com a parceria de 22 laboratórios e mais de 79 mil unidades negociadas. Também foi apresentada a ferramenta Web Compras e o lançamento da Trilha PBM.

Em seguida, o diretor de inovação e tecnologia, Ney Santos, falou do avanço do PEC – Programa de Estratégias Competitivas – ao longo do tempo e destacou os caminhos que serão tomados para potencializar um dos maiores programas de fidelidade do país, buscando oferecer melhores oportunidades e melhorar o relacionamento com os clientes possibilitando no futuro estratégias de CRM para as farmácias.

Ney Santos também apresentou o Minha Saúde, programa que tem o objetivo de atender novos grupos de clientes de forma diferenciada, gerando descontos exclusivos e tornando o negócio mais competitivo, passando a atender clientes de planos de saúde e empresas parceiras.

O evento foi finalizado pelo diretor-geral José Abud Neto, que explicou os caminhos que a Febrafar vem tomando para inovação e o poder de transformação da federação.

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