06 de agosto de 2023

Logística reversa de medicamentos beneficia 70 milhões em menos de 1 ano, com 3,6 mil pontos de coleta

Em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Estados e Municípios, o setor farmacêutico está cumprindo os prazos legais estabelecidos pelo Decreto Federal n° 10.388/2020 e as diversas normativas estaduais e municipais que regulam o descarte ambientalmente correto das sobras de medicamentos nas residências. Conhecida como Logística Reversa de Medicamentos.

Nos primeiros meses de funcionamento, o Sistema Logmed (Logística Reversa de Medicamentos Domiciliares Vencidos ou em Desuso e suas Embalagens) já atende a uma população de 70 milhões, com 3,6 mil pontos de coleta distribuídos pelo país.

Mais de 195 toneladas de produtos foram recolhidas na fase inicial – de junho de 2021 a outubro de 2022 -, dando uma contribuição importante para a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade do planeta.

O Sistema Logmed (Logística Reversa de Medicamentos Domiciliares Vencidos ou em Desuso e suas Embalagens) é operado de forma compartilhada pelos principais elos do setor farmacêutico: indústria, distribuição e varejo.

As farmácias e drogarias disponibilizam dispensadores contentores para a coleta dos medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso descartados pelos consumidores; a meta é atingir a proporção de um ponto de recebimento para cada 10 mil habitantes nos municípios e Estados contemplados pelo decreto.

Os distribuidores transportam o conteúdo dos dispensadores contentores das farmácias e drogarias (pontos de armazenamento primário) até os pontos de armazenamento secundário.

A indústria farmacêutica transporta os resíduos domiciliares de medicamentos dos pontos de armazenamento secundário até as unidades de tratamento e destinação final ambientalmente adequadas: incineradores, coprocessadores ou aterros especiais.

A Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias) vem atuando fortemente com as outras parceiras na busca de potencializar os resultados desse importante projeto.

Compartilhar via: