02 de novembro de 2023

Sete fatores essenciais para a criação de equipes engajadas e equilibradas

Equipes engajadas e equilibradas desempenham um papel fundamental no sucesso de uma empresa. No entanto, cada vez mais se mostra complexo atingir esse objetivo, principalmente diante de uma realidade na qual os anseios das pessoas são cada vez mais complexos e se torna difícil agradar a todo um grupo.

Para obter esse resultado, é preciso valorizar a construção de um clima organizacional saudável, com regras e direcionamentos bem estabelecidos para todos, e gestores e líderes engajados. Também são importantes a realização de ações, como a semana de valores, comemorações e atividades diversas, que promovem o pertencimento e a interação entre os colaboradores. Essas iniciativas contribuem para a criação de um ambiente profissional diferenciado, onde as pessoas se sentem valorizadas e podem levar uma boa qualidade de vida para o trabalho.

Mas não é só isso. Para entender quais são os fatores essenciais na criação dessas equipes engajadas, André Costa, diretor Administrativo e de Gente & Gestão da Febrafar, destacou sete pontos cruciais para alcançar esse equilíbrio:

  1. Propósito e valores: Segundo André Costa, é fundamental que as equipes compartilhem o propósito e os valores da empresa. Ao selecionar novos membros, é importante buscar pessoas alinhadas com esses princípios, criando um ambiente de trabalho coeso e estimulante.
  2. Estrutura/Processos maduros: Uma estrutura organizacional madura e processos bem definidos são essenciais para o funcionamento eficiente das equipes. Isso inclui desde o espaço adequado para trabalho, até formas de recrutamento e seleção mais assertivas, que considerem os propósitos e valores da empresa.
  3. Benefícios/Políticas Salariais: A empresa deve oferecer benefícios e políticas salariais atrativos para garantir a satisfação e o bem-estar dos colaboradores. Na Febrafar e Farmarcas, por exemplo, são oferecidos benefícios que vão além do salário, como licença maternidade estendida, vale-creche e suporte para filhos com necessidades especiais.
  4. Liderança para todos: André Costa destaca a importância de desenvolver líderes em todos os níveis da organização. A Farmarcas adota uma abordagem de identificar talentos e fornecer formação em gestão para preparar esses líderes. Além disso, são criadas políticas de educação corporativa, com bolsas de estudo e treinamentos, visando aprimorar as habilidades de liderança.
  5. Inovação: A empresa deve promover um ambiente propício à inovação, estimulando ideias e práticas inovadoras. Para isso, é necessário criar diretrizes estratégicas claras e incentivar a comunicação aberta entre os colaboradores. Um clima organizacional saudável favorece o surgimento de novas ideias e o crescimento das equipes.
  6. Endomarketing: O endomarketing, ou marketing interno, desempenha um papel relevante na criação de equipes equilibradas. A Farmarcas investe em ações de comunicação interna, reconhecimento e promoção do pertencimento à empresa, promovendo um ambiente de trabalho agradável e motivador.
  7. Desenvolvimento de equipe: O desenvolvimento contínuo dos colaboradores é um pilar importante para manter equipes equilibradas. A Farmarcas busca promover o crescimento profissional por meio de planos de carreira, educação corporativa e treinamentos, proporcionando o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais.

De acordo com André Costa, todos esses fatores são interligados e contribuem para a construção de uma equipes engajadas e de alto desempenho. Ao garantir um ambiente de trabalho saudável, onde os colaboradores se sintam valorizados e motivados, as empresas colhem resultados positivos. Costa destaca que o investimento em cuidado com as pessoas é tangível e imensurável.

É importante ressaltar que a manutenção desses benefícios está diretamente ligada ao desempenho e ao comprometimento dos colaboradores. Portanto, é necessário que as equipes façam o trabalho bem-feito para que esses benefícios continuem existindo. Essa abordagem cria um ciclo positivo, no qual a empresa investe nas pessoas e, por sua vez, as pessoas investem na empresa, criando um ambiente de trabalho saudável e sustentável.

Outro aspecto fundamental mencionado pelo diretor de Gente & Gestão é a importância de viver e praticar o propósito e os valores da empresa no dia a dia. Ele ressalta a necessidade de coerência entre o discurso e as ações, enfatizando que as equipes devem acreditar e testemunhar a materialização desses princípios no ambiente de trabalho. Além disso, buscar ter uma atuação responsável e socialmente engajada, por meio de ações que impactam positivamente a comunidade.

É importante adotar uma abordagem estruturada, investindo na formação de líderes em potencial, oferecendo programas de capacitação e acompanhamento para prepará-los para os desafios da gestão. Esses elementos, quando combinados de forma integrada, contribuem para o sucesso da empresa e para a satisfação dos colaboradores, formando equipes engajadas.

Sobre a Febrafar

A Febrafar atua há mais de vinte anos no mercado farmacêutico e tem como propósito melhorar a vida das pessoas. Com sede em São Paulo, a federação possui 66 redes de farmácias independentes associadas, com mais de 15 mil lojas em todos os estados do Brasil mais o Distrito Federal. Para atingir seus objetivos a Febrafar oferece aos seus associados ferramentas estratégicas, criando diferencial competitivo, gerando valor, proporcionando melhores condições comerciais e impulsionando o caminho para o sucesso.

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